Estrada
Corridas na Noruega arrancam com recorde
21 maio 2020
1 min
O feito pertence ao jovem de 19 anos Jakob Ingebrigtsen, que bateu o recorde nacional ao correr cinco quilómetros em 13:28 minutos, tempo que o coloca também em terceiro lugar do pódio europeu.

Tal como em vários outros países no mundo, a Noruega vai regressando à normalidade depois da pandemia, com o desporto a acompanhar essa tendência e, finalmente, voltamos a ter notícias que já há muito não se verificavam… como novos recordes.

Foi precisamente isso que aconteceu na quarta-feira, dia 20 de Maio, numa das primeiras competições organizadas na Noruega nesta fase pós-Covid. A corrida foi de cinco quilómetros e Jakob Ingebrigtsen, atleta de 19 anos, conseguiu bater o recorde nacional ao fazer o tempo de 13:28m (registo não oficial), o que o deixa ainda como o terceiro mais rápido a nível europeu naquela distância.

O recorde anterior pertencia a Norstad Moen, com 13:37m.

Jakob Ingebrigtsen soma este novo recorde ao que já detém desde 2019 na distância de 10 quilómetros, com 27:54m.

O jovem norueguês, que é já um ídolo no seu país de origem, é ainda campeão Europeu sub-20 de corta-mato, título que obteve em Lisboa, além de muitas outras conquistas da sua ainda curta carreira.

De referir ainda que a prova contou com poucos participantes e foi adaptada de forma a cumprir as medidas sanitárias e de saúde pública exigidas pelas autoridades competentes para evitar a propagação do novo coronavírus.

Partilhar