Estrada
Maratona de Hamburgo em Setembro espera 14 mil atletas
24 junho 2020
2 min
Esta deve ser a primeira grande maratona a acontecer depois de todos os cancelamentos devido à pandemia.

Contrariamente ao que se tem verificado com a maioria das provas, ao que tudo indica a Maratona de Hamburgo deverá mesmo realizar-se este ano. Foi precisamente no passado dia 23 de Junho que a organização do evento confirmou que a competição continua agendada para o dia 13 de Setembro, apesar de contemplar regras rígidas que devem ser estritamente cumpridas pelos atletas em todos os momentos da prova para garantir a segurança de todos.

Com 10 mil atletas inscritos na maratona e 4 mil na meia-maratona, no total são cerca de 14 mil os atletas que devem participar na competição, e apesar de na Alemanha a proibição das grandes aglomerações nos eventos desportivos estarem ainda proibidas até ao final do mês de Outubro, foi aberta uma exepção depois da garantia dada pela organização relativamente às medidas sanitárias que vão ser postas em prática.

Ainda assim, e devido às restrições às viagens impostas na Alemanha, atletas de determinados países não vão poder participar, nomeadamente aqueles que ainda estão numa fase mais perigosa da pandemia. Quanto ao pelotão de elite, devem integrar a prova cerca de 30 atletas.

Entre as principais medidas de contenção do vírus, constam a instalação de estações de desinfecção ao longo da prova, partidas e chegadas diferentes para as provas amadoras, a divisão dos atletas em grupos e a verificação de um intervalo de dez minutos entre a saída de cada um deles. Além disso, a prova decorrerá sem espectadores e todos os participantes serão submetidos a testes para detecção da Covid-19.

Inicialmente prevista para o dia 19 de Abril, a Maratona de Hamburgo integra as Gold Label Marathons.

Partilhar