Estrada

Praga acolhe meia maratona de elite com os melhores do mundo

01 setembro 2020
1 min
Os detalhes da prova prometem um “ataque” aos actuais recordes.

Decididos a organizar um evento grandioso antes do fim da temporada das corridas, a RunCzech criou a prova Praga 21,1km, uma meia maratona agendada para o próximo dia 5 de Setembro que contemplará apenas atletas convidados e onde listam os corredores mais famosos do mundo na distância.

O evento terá lugar em Letna Park: os atletas competem em percurso oval em torno do parque, o que levará a um total de 16,5 voltas em torno do mesmo.

O percurso plano e a competição intensa são projectados com o objectivo de bater recordes e atacar as melhores marcas actuais. De notar que, presentemente, o melhor tempo masculino é de 58,30 e o feminino de 1.06,11.

“A pandemia privou estes e outros grandes atletas de participar em corridas em todo o mundo, e isso também nos privou de testemunhar as grandes apresentações que estamos habituados a ver. Esta foi a forma que arranjámos de fazer algo espetacular para todos”, afirmou Carlo Capalbo, presidente do comité organizador.

Com homens e mulheres a competirem em corridas separadas, a prova masculina tem início às 6h20 e a feminina às 9h00, ambas horas locais, e devem ser transmitidas ao vivo nas televisões locais e divulgadas para todo o mundo.

Entre as 12 mulheres em competição são de destacar, entre outros, os nomes das quenianas Joan Chelimo Melly e Peres Jepchirchir, e entre os 23 atletas masculinos os também quenianos Stephen Kiprop e Kibiwott Kandie.

Leia também:

Partilhar