Estrada

Recordistas e campeões do mundo vão correr em Gdynia

01 outubro 2020
2 min
A lista de inscritos da meia maratona de Gdynia, na Polónia, faz antever uma competição ao rubro.

Joshua Cheptegei na liderança do Campeonato do Mundo de Corta Mato em Aarhus 2019 (Dan Vernon) © Copyright

As estrelas Joshua Cheptegei e Sifan Hassan estão entre os principais nomes na Meia Maratona World Athletics de Gdynia 2020, que se disputa a 17 de Outubro.

De acordo com as inscrições, participarão 157 homens e 127 mulheres de 62 equipas. Apesar de os números serem um pouco abaixo do expectável, esta edição terá mais atletas do que as anteriores, que variaram entre 150 e 250 inscritos.

Da Uganda chegam Cheptegei, campeão do mundo dos 10 000 m, e Jacob Kiplimo, líder mundial nos 3000 m que tentarão ocupar os primeiros lugares do pódio, tal como fizeram no ano passado no Campeonato do Mundo de Corta-mato. Cheptegei, que este ano bateu o recorde do mundo dos 5000 m, vai fazer a sua primeira meia maratona.

Na liderança da equipa queniana vem Bedan Karoki, medalha de prata no mundial da meia maratona em 2016, e à frente da equipa da Eritreia estará Ghirmay Ghebreslassie, campeão do mundo de maratona de 2015. Ainda a destacar recordistas como Abraham Cheroben do Barein e Julien Wanders da Switzerland.

A holandesa de origem etíope Sifan Hassan, recordista da milha e campeã do mundo dos 1500m e dos 10 000 m também não vai faltar à prova na Polónia, onde competirá frente a frente com Ababel Yeshaneh, da Etiópia e Peres Jepchirchir, do Quénia, ambas com recordes já conseguidos na meia maratona.

Netsanet Gudeta, que ganhou em Valencia há dois anos, irá defender o título mundial da meia maratona.

Depois de um período grande de confinamento, sem treinos ou competições, esta promete ser uma das corridas mais disputadas dos últimos tempos.

 

Cátia Mogo
Partilhar