Estrada

Kitata vence ao sprint a Maratona de Londres

06 outubro 2020
1 min
Prova fica marcada não só pelo final decidido ao sprint entre Shura Kitata e Vincent Kipchumba, bem como o inusitado oitavo lugar de Eliud Kipchoge.

Foto: Richard Heathcote/Getty Images

Com 42 quilómetros nas pernas, o etíope Shura Kitata ainda teve fôlego para um incrível último sprint na recta da meta, deixando para trás o queniano Vincent Kipchumba, com um tempo de 2:05:41. Sisay Lemma (ETI) foi 3.º.

Já o favorito à vitória, recordista mundial e três vezes vencedor da Maratona de Londres, não foi além do oitavo lugar, depois de ter ficado para trás a duas voltas do final (2:06:49).

Na classificação feminina, a queniana Brigid Kosgei - e detentora do recorde do mundo - repetiu a vitória de 2019, com um tempo de 2:18:58, três minutos à frente da norte americana Sara Hall (2:22:01) e da compatriota Ruth Chepngetich (2:22:05).

Por Portugal estiveram em prova Carla Salomé Rocha e Catarina Ribeiro, mas nenhuma das duas chegou ao final.

A prova, que este ano se correu em moldes muito diferentes do habitual, fica marcada pela chuva intensa e pelas baixas temperaturas. Sem a presença de público, a maratona realizou-se num circuito fechado em torno de St. James Park.

Resultados completos AQUI.

 

Cátia Mogo
Partilhar