Pista
Liga Diamante já tem calendário para 2020
22 outubro 2019
2 min
Serão 14 os meetings da Liga Diamante em 2020 e uma final, avançou ontem a IAAF. O arranque está marcado para Doha, no Qatar, a 17 de Abril.

A International Association of Athletics Federations (IAAF) anunciou ontem o calendário da Liga Diamante para o próximo ano. Serão 14 meetings e uma final, com Gateshed a substituir Birmingham, no Reino Unido, e a China a receber dois eventos, entre as principais novidades, tendo sido anunciado ainda um novo patrocinador, o Wanda Sports Group. No entanto, ainda há questões por definir.

No início de Novembro será anunciado o número de disciplinas a incluir em cada meeting (11 ou 12), sendo que não está decidido igualmente quais as disciplinas esolhidas para a transmissão televisiva de 90 minutos do evento. Também está por definir a segunda cidade chinesa a receber a Liga Diamante. Adicionalmente, avança a IAAF, o sistema de rankings mundiais também será reestruturado para que os atletas de todas as disciplinas obtenham o mesmo nível de pontos nos meetings de mais do que um dia, seja na Liga Diamante ou na recém-criada World Athletics Continental Tour.

De acordo com o presidente da IAAF, e chairman do board da Liga Diamante, Sebastian Coe: "A Liga Diamante é a nossa 'montra' e queremos atrair novos fãs, com um formato rápido e cheio de acção, que seja comercialmente atraente para emissoras e parceiros. Estou muito satisfeito por as reuniões da Liga Diamante terem escolhido apoiar activamente a criação do World Athletics Continental Tour, pois isso permitir-nos-á manter fortes oportunidades de competição internacional para todos os nossos atletas de classe mundial à medida que passam pelas suas estruturas continentais."

Confira as "cidades-diamante":

Doha - 17 de Abril
China (local a ser definido) - 10 de Maio
Xangai - 16 de Maio
Estocolmo - 24 de Maio
Roma - 28 de Maio
Rabat - 31 de Maio
Eugene - 7 de Junho
Oslo - 11 de Junho
Paris - 13 de Junho
Londres - 4 de Julho
Mónaco - 10 de Julho
Gateshead - 16 de Agosto
Lausanne - 20 de Agosto
Bruxelas - 4 de Setembro
Zurique - 11 de Setembro

 

Partilhar