Pista

Coronavírus adia Campeonato Europeu de Atletismo em Braga

06 março 2020
2 min
A prova foi considerada como um evento de risco extremamente elevado.

 

A 13.ª edição dos Campeonatos Europeus de Veteranos de Atletismo em pista coberta (European Masters Athletics Champioships Indoor - EMACI 2020), que se devia realizar entre os dias 15 e 21 de Março, foi adiada para o início de 2021, tendo sido sugerido pela organização o período compreendido entre 10 a 17 de Janeiro. "Os recentes desenvolvimentos em torno do novo Coronavírus" estiveram na origem desta decisão, tal como anunciou o município bracarense, que respeitou a recomendação unânime da Comissão Municipal de Protecção Civil de Braga" e o despacho do governo que suspende a realização "de eventos ou iniciativas públicas, realizados quer em locais fechados quer em locais abertos ao público".

Entre a análise de risco, que teve como base os critérios definidos pela Direcção-Geral da Saúde, estão incluídos o facto da prova se realizar em recinto fechado, ter um volume de participantes superior a 3200 pessoas e a média de idades particularmente elevada, não esquecendo que iria receber participantes oriundos de 51 países, alguns dos quais com forte incidência do COVID-19. Como resultado, todos estes elementos tornam a competição num "evento de risco extremamente elevado".

A European Masters Athletics Champioships Indoor (EMACI 2020), destinada a atletas com mais de 35 anos de idade, separados por grupos de escalões por cada cinco anos, ia realizar-se no Altice Fórum, na cidade de Braga.

Esta é a primeira vez das provas em território português e esperava-se a presença de 10 mil pessoas, entre atletas e acompanhantes. A decisão da entidade organizadora sobre o novo prazo inclui a manutenção dos mesmos elementos do evento, incluindo a participação dos mesmos atletas.

Leia a decisão na íntegra aqui.

Partilhar