Pista
Mais duas etapas da Liga de Diamante canceladas
26 junho 2020
2 min
Apesar do desconfinamento e da retoma gradual do calendário desportivo, o atletismo continua a sofrer baixas devido à pandemia mundial.

A World Athletics anunciou hoje, 26 de Junho, o cancelamento de mais duas etapas da Liga de Diamante, a principal série de eventos organizados pela entidade. Desta vez, as vítimas foram as provas previstas para Paris, no dia 6 de Setembro, e Eugene, que decorreria a 4 de Outubro.

Depois das seis primeiras etapas da actual temporada já terem sido canceladas e apesar da retoma gradual do calendário desportivo, o atletismo continua a ter baixas devido à pandemia mundial.

Quanto ao meeting de Paris, que já tinha sido reagendado de Junho para 6 de Setembro, foi anulado pela Federação Francesa de Atletismo devido, entre outros factores, “às restrições sanitárias em vigor”, “à incerteza sobre a presença de atletas oriundos do mundo inteiro”, e à decisão do governo francês de proibir grandes eventos no país nos próximos meses.

Situação semelhante aconteceu com a etapa de Eugene, cidade que fica no estado norte-americano do Oregon, onde a realização de grandes eventos e as restrições no âmbito das viagens internacionais são incompatíveis com as medidas sanitárias que ali vigoram.

Assim sendo, e com mais estes dois cancelamentos, a Liga de Diamante está reduzida a 11 provas, em vez das 15 inicialmente previstas, devendo ter início a 14 de Agosto, no Mónaco, seguindo-se o meeting de Estocolmo, no dia 23 do mesmo mês.

E a World Athletics deixa uma ressalva: "Devido à situação actual e à constante alteração de regras, o calendário de 2020 da Diamond League permanece provisório e está sujeito a alterações adicionais".

Precisamente, a etapa de Gateshead é mais uma que pode sofrer alterações, dependendo do que for entretanto determinado pelas autoridades britânicas competentes.

Além das duas provas hoje canceladas, já tinham sido retirados do calendário as de Rabat e de Londres, bem como a final de Zurique, que deveriam ter sido disputadas com início, respectivamente, a 31 de Maio, 4 de Junho e 9 de Setembro.

Leia também:

Partilhar