Pista

Meeting de Lisboa com os melhores atletas nacionais e espanhóis

16 julho 2020
3 min
A competição tem lugar no Estádio Universitário de Lisboa no primeiro dia do mês de Agosto.

Foto: Lusa

Com o principal objectivo de valorizar e reconhecer o trabalho dos atletas, o seu desempenho, e a sua dedicação à modalidade, ainda mais tendo em conta o momento tão atípico que estamos a viver em que as provas estiveram paradas durante meses, a Associação de Atletismo de Lisboa fez questão de não cruzar os braços e organizar Meeting Cidade de Lisboa, que vai ser disputado a 1 de Agosto, e, como habitual, vai ter lugar no Estádio Universitário da capital portuguesa.

A competição tem início pelas 19h00 e no que à corrida diz respeito, as provas vão decorrer pela seguinte ordem: 100m barreiras femininos, 110m barreiras masculinos, 100m femininos e 100m masculinos, 400m barreiras femininos e masculinos, 800m masculinos, 400m femininos e 400m masculinos, os 1500m, masculinos e femininos, os 200m femininos e masculinos e, por fim, os 3000m de obstáculos masculinos.

Como já referido, as provas vão contar com os melhores atletas ibéricos nas várias modalidades em competição. Por exemplo, nos 800m masculinos vão competir o espanhol campeão europeu de sub23 Ignacio Fuentes, bem como os portugueses José Carlos Pinto e Isaac Nader. Nos 100m femininos Maribel Pérez (campeã espanhola), Rosalina Santos e Lorene Bazolo e nos 100m masculinos Sergio López (campeão indoor espanhol), Pedro Bernardo e Delvis Santos.

Nas restantes modalidades, também não vão faltar à chamada nomes como Patrícia Mamona e a espanhola Maria Vicente (campeã do mundo sub-18 em 2017) no salto em comprimento, bem como, do lado masculino, Ivo Tavares, Daniel Solis e Marcos Chuva. Já Borjas Vivas, Francisco Belo e Marco Fortes (M) e Úrsula Ruiz (F) (Detentora do recorde nacional de Espanha) vão competir no lançamento do peso e Sebastian Martos nos 3000m de obstáculos.

“Vão ser cumpridas todas as condições de segurança impostas pela Direcção-Geral da Saúde mas é importante que o desporto e, nomeadamente, o atletismo, não pare, pois os nossos atletas têm de competir. Esta é a profissão deles. Temos tido muitos pedidos por parte dos atletas espanhóis para vir competir neste evento. De outros países é mais complicado por causa das restrições às viagens em vigor neste momento”, sublinha Luís Jesus, presidente da Associação de Atletismo de Lisboa.

O Meeting Cidade de Lisboa é um evento de relevo nacional que continua a manter um excelente momento desportivo e que visa preparar os atletas para as competições futuras, sendo que este ano vai ser o único evento do género em território nacional.

“Quero destacar o trabalho realizado pelo município de Lisboa que foi o primeiro no país a abrir os estádios para que os atletas de alta competição pudessem trabalhar e também o primeiro a apadrinhar o regresso às competições. Este meeting serve ainda para agradecer o esforço feito nesse sentido pela câmara, que sempre apoiou os grandes atletas que temos em Lisboa, e para apoiar os clubes, valorizando os seus atletas, que são os seus activos”, faz ainda questão de realçar Luís Jesus.

Partilhar