Breves
Siga a qualificação para os Jogos Olímpicos em tempo real
26 junho 2020
2 min
World Athletics lança ferramenta online para o acompanhamento da qualificação para os Jogos Olímpicos.

A World Athletics lançou o “Road to Tokyo’, uma ferramenta online que visa ajudar atletas, meios de comunicação e fãs a acompanhar o processo de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que se vão realizar no próximo ano, entre 23 de Julho e 8 de Agosto.

‘Road to Tokyo’ permite pesquisar por modalidade, nacionalidade e estatuto da qualificação, fornecendo uma visualização em tempo real de cada evento ao longo do período de qualificação para as olimpíadas, que termina a 29 de Junho de 2021.

Conforme anunciado no mês passado, o sistema de qualificação para Tóquio 2020 já em vigor foi adaptado para se adequar às novas datas das olimpíadas. Já os princípios de qualificação permanecem inalterados e acontecem por marca de qualificação ou World Rankings.

Os atletas que já alcançaram as marcas de qualificação directa desde o início do período de qualificação, em 2019, continuam qualificados e serão elegíveis para selecção pelas respectivas federações e comités olímpicos nacionais, juntamente com outros atletas que se qualifiquem dentro do período legal, que foi agora prolongado.

Devido às oportunidades desiguais de treino e competição em todo o mundo durante a pandemia, a World Athletics anunciou no início de Abril a suspensão do período de qualificação, desde 6 de Abril até 30 de Novembro de 2020.

João Vieira, nos 50 km marcha, e Catarina Ribeiro, na maratona, são dois dos atletas portugueses com qualificação directa.

Para aceder à ferramenta 'Road to Tokyo', clique aqui.

Leia também:

Partilhar