Breves

Já é conhecida a programação para Tóquio2020

24 julho 2020
2 min
A inclusão das apresentações das medalhas da maratona na cerimónia de encerramento representará o culminar do programa de dez dias de atletismo, que arranca a 30 de Julho de 2021, com a corrida de 3000 metros masculina e termina no último dia das olimpíadas, 8 de Agosto.

Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, as cerimónias de vitória das maratonas feminina e masculina serão ambas realizadas durante o encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, que terão lugar entre 23 de Julho e 8 de Agosto de 2021, depois de terem sido adiados devido à pandemia mundial.

A inclusão das apresentações das medalhas da maratona na cerimónia de encerramento representará o culminar do programa de dez dias de atletismo, que segue o cronograma anunciado antes do adiamento, e que arranca a 30 de Julho de 2021, com a corrida de 3000 metros masculina e termina no último dia das olimpíadas, 8 de Agosto, com a maratona masculina em Sapporo, capital da montanhosa ilha japonesa de Hokkaido, no Norte do Japão. Entretanto, a competição será dividida em 16 sessões no estádio Olímpico de Tóquio.

O atletismo figura em destaque nos 'Super Sábados' dos Jogos, com três finais – lançamento do disco masculino, 100m feminino e estafetas 4x400m inaugural - marcadas para 31 de Julho. Outros sete títulos de atletismo serão decididos no sábado, 7 de Agosto, entre as 34 finais de eventos programadas para esse dia. O 'Domingo de Ouro', a 31 de Julho, incluirá 25 eventos de medalhas no total e culminará com a final dos 100m masculinos.

Sapporo sediará as maratonas e corridas como parte das medidas tomadas pelos organizadores das olímpiadas em consulta com o COI e as federações internacionais para mitigar os efeitos das elevadas temperaturas que podem ocorrer em Tóquio nessa altura.

Conforme anunciado em junho, o sistema de qualificação para Tóquio 2020 já em vigor foi adaptado para se adequar às novas datas dos Jogos, sendo que os princípios de qualificação permanecem inalterados. 

Partilhar