Breves

World Athletics oferece calçado a atletas sem patrocínios

29 julho 2020
1 min
Com esta medida o organismo máximo do atletismo visa manter a equidade desportiva até Tóquio2020.

Com a missão de manter a equidade desportiva até aos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, a World Athletics vai disponibilizar aos atletas sem patrocínios calçado de topo tecnológico com os quais competem alguns dos melhores do mundo.

Trinta e um dos 36 pódios nas seis principais maratonas de 2019 foram alcançados por corredores que usam Nike Vaporfly, cujas lâminas de carbono dentro das solas proporcionam uma sensação de propulsão a cada passo.

Esses sapatos com tecnologia revolucionária foram regularmente acusados de criar concorrência desleal, porém, com o “sistema para disponibilizar calçados desportivos", será permitido que todos os atletas beneficiem dos mesmos avanços tecnológicos.

"Essas mudanças visam manter o status tecnológico actual até os Jogos Olímpicos de Tóquio em todos os eventos até o recém-formado Grupo de Trabalho de Calçados de Atletismo, composto por representantes dos fabricantes de calçados e da Federação Mundial da Indústria de Artigos Desportivos (WFSGI) definir os parâmetros para alcançar o equilíbrio certo entre inovação, vantagem competitiva, universalidade e disponibilidade”, justificou a World Athletics em comunicado.

No mundial de atletismo de 2019 foi limitada a espessura única a quatro centímetros, uma regra mantida a semana passada durante o conselho da do organismo mundial de atletismo.

Partilhar