Breves

Vem aí a aventura Coimbra 5x500!

10 setembro 2020
6 min
Em formato de SMART Race, a prova - organizada pela GoApe Lda através da marca Multisport - tem um conceito inovador que promete levar os atletas ao limite.

Prevista para 27 de Março de 2021, das 10 às 18h30, a “Coimbra 5x500 - Assalto à Porta Férrea” visa estimular a prática desportiva e simultaneamente promover a zona história de Coimbra, desenvolvendo-se em cinco rampas, entre a Alta e a Baixa da cidade: Quinchorro, Quebra-Costas, Palácios Confusos, Corpo de Deus e Monumentais.

Sendo uma SMART Race (Self-Management And Recovery Timing), é uma corrida em que a estratégia de abordagem das diferentes rampas e a gestão dos tempos de recuperação podem ser tão importantes como os tempos de corrida.

De acordo com a organização, a prova irá ter o seguinte alinhamento: 

  1. APURAMENTO – 4 rampas obrigatórias para cada atleta. O somatório dos tempos em cada uma dará o Tempo Final de Apuramento (TFA). O TFA é mantido apenas do conhecimento do próprio atleta até que todos os outros tenham terminado.
  2. ESPECIAL – Rampa das ESCADAS MONUMENTAIS: 1 rampa em formato de série (10 séries de 5 atletas ao mesmo tempo percorrem os 500 metros para apurar os 3 melhores da Especial). Alinham os atletas com os tempos do 101º ao 150º tempo do APURAMENTO.
  3. FINALÍSSIMA – Rampa das ESCADAS MONUMENTAIS: Para os 100 melhores tempos do APURAMENTO. As partidas são dadas individualmente a cada 1’30’’de forma inversa à classificação do apuramento.

Todas as rampas do APURAMENTO terminam em frente à Porta Férrea da UC e cada atleta é livre de escolher a ordem das rampas de apuramento bem como a altura em que se propõe a iniciar a respectiva prova.

As inscrições em cada rampa são feitas por registo no local e cada atleta aguardará que o seu nome seja indicada para se dirigir à Câmara de Chamada, onde o Juiz de Rampa fará a chamada de acordo com a ordem de chegada. As partidas são dadas de 30 em 30 segundos.

Os registos abrem às 09:30 e encerram às 16:00 ou antes caso todos os atletas tenham já realizado essa rampa.

Os primeiros 4 atletas (um por rampa) iniciam a prova às 10:00. No final de cada rampa o atleta deverá dirigir-se a uma nova rampa para efectuar o seu registo de prova e aguardar a chamada para um novo início de prova.

Cada atleta terá uma WILD CARD ou JOKER que poderá usar uma vez numa rampa à escolha e que lhe dará 30s de bonificação nessa rampa. O JOKER deverá ser entregue antes da partida para a rampa ao responsável da rampa.

Depois da publicação dos resultados cada atleta ficará a saber se ficou apurado para a FINALÍSSIMA ou para a ESPECIAL.

Os atletas apurados devem dirigir-se à Zona de Concentração da última rampa (Escadas Monumentais) e aguardar o início da segunda fase: Especial primeiro e Finalíssima depois.

No final da ESPECIAL, o concorrente que fizer o melhor tempo terá direito a sentar-se no TRONO do CAMPEÃO, a montar junto à estátua de D.Dinis. O concorrente garante o seu lugar até que um atleta mais rápido tome o seu lugar.

No final de todas as participações o atleta que estiver sentado no trono é coroado o REI da PORTA FÉRREA.

A organização pretende também a participação activa de outras entidades locais, como as colectividades e associações culturais para desenvolverem um vasto conjunto de acções integradas na animação e cultura do evento, que se pretende que seja uma verdadeira festa do desporto e da região.

O objectivo é internacionalizar a prova “COIMBRA 5x500”, trazendo atletas de renome estrangeiros e nacionais, fazendo divulgação nos diversos meios de comunicação social, redes sociais, Turismo de Portugal, Strava, etc...

Espera-se atingir os 500 atletas logo na primeira edição e assim promover a cidade de Coimbra como um todo, elevando-a a mais do que “Coimbra – Capital da Saúde” mas também a Capital do Desporto Urbano.

A par da festa reservada para o desporto, cultura e lazer, o evento apresenta-se como um espaço de aprendizagem e sensibilização para alguns valores que cremos serem indispensáveis para a prática de uma vida saudável e cidadania responsável.

Assim, o evento no seu todo (provas de competição e animação desportiva) terá dois eixos de actuação educativa:

  • Ecologia – através de acções de sensibilização para um comportamento eco-sustentável, do incentivo da recolha e separação do lixo e da importância da não utilização de plásticos de utilização única.
  • Desporto – através da promoção da prática desportiva ao ar livre como forma de usufruir da paisagem ambiental e cultural envolvente, da utilização do centro urbano como pólo desportivo, reabilitando certas zonas da cidade através da sua utilização frequente para a prática desportiva.

Prémios previstos:

  • Vencedores de Rampa - €500,00 (a dividir entre Masculino e Feminino) para cada rampa (€2.500,00)
  • Troféu para os 3 primeiros classificados da geral;
  • Troféu para os 3 primeiros classificados da Especial;
  • Medalha de CONQUEROR para os presentes na 5ª rampa;
  • Medalha de CHALLENGER para os participantes na especial;
  • T-Shirt Técnica do evento para todos os inscritos.

 

 Site do evento – www.multisport.pt

Cátia Mogo
Partilhar