Breves

Eliud Kipchoge é o novo embaixador Laureus

22 setembro 2020
2 min
O primeiro atleta na história a fazer uma maratona em menos de duas horas é novo embaixador Laureus.

O anúncio foi feito no segundo aniversário de um dos seus maiores feitos no atletismo, a data em que fez o melhor tempo de sempre na Maratona de Berlim, em 2 horas, 1 minuto e 39 segundos, batendo o anterior recorde em 78 segundos. Esta foi, na altura a maior melhoria no recorde do mundo em maratona em 51 anos.

Eliud Kipchoge - 2018 Berlin Marathon 2

Elius Kipchoge, que é descendente de uma longa família de reconhecidos maratonistas quenianos e vencedor do Prémio da Academia Laureus de Feito Excepcional, também é famoso por ser o único atleta até ao momento a ter corrido uma maratona em menos de 2 horas (1h59m40) em Viena, em Outubro de 2019. Não é considerado recorde do mundo oficial por não ter sido uma competição aberta.

Aos 36 anos, Kipchoge é um dos maiores atletas de sempre. Com apenas 18 anos, venceu o Mundial de Cross Country em Lausanne, na Suíça. Em 2003 venceu os 5 mil metros no Campeonato do Mundo de Atletismo de Paris. Já participou em várias olimpíadas, tendo sido, nos 5 mil metros, bronze em Atenas em 2004 e prata em Pequim em 2008. Oito anos depois levou a medalha de ouro em maratona nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016. Na entrevista, confirmou a intenção de participar nos próximos Jogos Olímpicos, em Tóquio.

Kipchoge

Ganhou 12 das 13 maratonas em que entrou e afirma sentir-se “verdadeiramente feliz por ser um Embaixador Laureus. Junto-me a grandes homens e mulheres do desporto mundial para partilhar boas ideias sobre desporto. Por outro lado, vou estar envolvido na forma como a Laureus ajuda fundações que beneficiam famílias. A Laureus usa o desporto para juntar indivíduos e comunidaes. Isto vai ser cada vez mais importante no futuro”.

Eliudkipchoge

Kipchoge faz agora parte de um grupo de mais de 200 Embaixadores Laureus e dos 69 membros da Academia Laureus, onde todos trabalham para apoiar a fundação Laureus Sport for Good. Desde que foi criada, a Laureus já melhorou a vida a 6 milhões de jovens em mais de 40 países e apoia actualmente mais de 200 programas desportivos de comunidades.

Cátia Mogo
Partilhar