Actualidade

Covid-19: Atletismo checo regressa em Junho

27 abril 2020
2 min
Apesar das limitações, a iniciativa marca o regresso progressivo à normalidade do desporto na República Checa, contando já no dia 1 de Junho com uma prova que reúne atletas de elite nacionais.

Depois do governo checo ter liberado algumas das restrições impostas devido à pandemia Covid-19 e permitir a reabertura de 100 estádios, a partir de Junho, e reuniões até 50 pessoas, já a partir de 25 de Maio, a Federação de Atletismo da República Checa anunciou a realização de uma série de seis mini eventos, que representam o início do regresso à normalidade do desporto naquele país.

O arranque da temporada está agendado para o dia 1 de Junho no estádio Sletiste, na cidade de Kladno, a 25 quilómetros da capital, e será transmitido em directo na televisão nacional CT, já que ainda não é permitido a presença de público nas bancadas. Entre os atletas presentes, em provas como o lançamento de dardo feminino, lançamento de peso e 300m masculino, estarão a bicampeã olímpica e tricampeã mundial de dardo, Barbora Spotakova, o atleta lançador de peso Tomas Stanek, e o velocista, três vezes campeão mundial indoor nos 400m, Pavel Maslák.

“Os atletas querem competir o mais rápido possível e a nossa federação arranjou maneira de organizar eventos desportivos que respeitem o limite de 50 pessoas”, revelou Libor Varnhanik, presidente da federação de atletismo checa, que assegurou ainda que serão respeitadas à risca todas as imposições do governo.

Além dos eventos para atletas profissionais e de elite, a Federação de Atletismo da República Checa revelou que pretende ainda organizar outras competições para crianças de jovens por todo o país, de modo a envolver atletas de todas as idades, categorias e níveis de desempenho.

Os restantes cinco eventos incluem outras provas de atletismo e as suas datas serão avançadas posteriormente.

Partilhar