Actualidade

Exercite-se e apoie a luta contra o cancro

19 maio 2020
3 min
A Corrida para a Vida, organizada pelo Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, tem como madrinha a conhecida atleta e campeã Aurora Cunha, e todos os fundos angariados revertem a favor do apoio social, psico-oncológico e jurídico de doentes oncológicos.

Vivemos tempos difíceis para todos, mas sobretudo para aqueles que se encontram numa situação mais frágil, devido a doenças graves, como o cancro. E são, precisamente, essas pessoas que precisam de mais apoio.

Foi neste contexto social que o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro se aproximou mais dos doentes oncológicos com uma Linha Gratuita de Apoio Oncológico Covid-19 e o reforço de diversos tipos de apoio.

Neste sentido, lançou ainda a Corrida para a Vida: uma prova virtual solidária multidisciplinar – já que os participantes podem escolher outra actividade para além da corrida – que terá lugar no dia 31 de Maio, entre as 10h00 e as 12h00, e que tem como principal meta angariar 25 mil euros através das inscrições, cujo valor é o donativo que cada um quiser ou puder dar.

Além de, como referido, cada participante ter a liberdade de escolher a modalidade que pretende exercitar (podendo, por exemplo, caminhar, correr, pedalar, nadar, remar, subir e descer escadas, realizar exercícios de ginástica, dar toques na bola ou praticar outras actividades desportivas ou recreativas, sendo permitida a utilização de passadeiras, bicicletas, elípticas, remos, bolas e outros materiais e artigos desportivos que apelem à criatividade e à originalidade e se insiram no espírito solidário da iniciativa), a prova pode ainda ser realizada no local que o participante decidir, desde a própria casa (incluindo garagem, jardim, quintal, terraço, piscina, varanda), ou o exterior, desde que sejam cumpridas as imposições da Direcção-Geral da Saúde.

A prova apela ainda à criatividade, pois vão ser atribuídos prémios de originalidade e quem quiser poderá estabelecer como objectivo pessoal percorrer o máximo de quilómetros que puder, durante a barreira horária da prova.

Durante a iniciativa, os participantes poderão realizar e partilhar vídeos, exibindo o dorsal oficial da Corrida para a Vida.

Além da conhecida atleta e campeã Aurora Cunha, que já enfrentou um cancro da mama, a Corrida para a Vida conta ainda com inúmeras caras conhecidas como embaixadores, entre os quais listam o músico David Fonseca, os ex-guarda redes Neno e Ricardo, o apresentador Fernando Mendes, o piloto Hélder Oliveira, entre muitos outros.

“Ainda em período de confinamento e de isolamento para algumas pessoas e de distanciamento social para todos, é fundamental dinamizar e incentivar a população a aderir à prática desportiva, a estilos de vida saudáveis e ao entretenimento, mas com respeito pelas recomendações da Direcção-Geral da Saúde e pelas normas legais sobre a prevenção da Covid-19 que estiverem em vigor à data do evento”, alerta a organização, deixando ainda um apelo “ao espírito solidário de todos, pois os fundos que forem angariados com a realização deste evento serão aplicados em benefício dos doentes oncológicos, particularmente os mais carenciados, com apoio social, compra e entrega de máscaras e apoio psico-oncológico e jurídico”, sublinham.

Para se inscrever e efectivar o respetivo donativo, carregue aqui. De realçar que as inscrições são permitidas até às 20 horas do dia 30 de Maio.

 

Partilhar