Actualidade
“Apanha-me se puderes” em Braga e Lisboa
24 junho 2020
3 min
As provas de meio-fundo realizam-se hoje, 24 de Junho, e integram-se na série dos Desafios de Verão organizados pela Federação Portuguesa de Atletismo, que decorrem até ao dia 8 de Julho.

Hoje prevê-se um dia em cheio quanto ao regresso das competições de atletismo em Portugal. No que  à corrida de pista diz respeito, tem lugar a iniciativa “Apanha-me se Puderes”, competição de meio-fundo que marca presença em Braga – no Estádio 1.º de Maio – e em Lisboa – na pista 2 do Estádio Universitário –, a partir das 20h00 e 21h00, respectivamente. As corridas de pista contam com os principais atletas masculinos e femininos nas provas de 800, 1500 e 3000 metros.

Ainda antes, pelas 17h30, a pista do CAT Jamor acolhe o desafio “Altas venturas” – de salto em altura –, onde os atletas vão ter de saltar com as técnicas de tesoura e Fosbury Flop.

“A Guerra dos Sexos” – que será transmitido em streaming – é outro dos desafios que marcam o dia de hoje. A prova de lançamento de peso decorre em Leiria, no Centro Nacional de Lançamentos, às 18h30, e reúne cinco atletas com marca de qualificação para participar nos cancelados Campeonatos da Europa de Paris, como os dois recordistas de Portugal no lançamento do peso, Tsanko Arnaudov, do Benfica, recordista masculino, e Auriol Dongmo, do Sporting.

Os desafios de Verão correspondem à primeira fase do programa de retoma apresentado a semana passada pela FPA e visam proporcionar aos atletas um período pré-competitivo de forma diferente do habitual e sem sobrecarregá-los nesta fase de retoma.

“Por exemplo, nos lançamentos as fases de qualificação são idênticas, mas depois terão rondas eliminatórias, até à final. Nos saltos haverá desafios com limite de passadas, diferentes técnicas de transposição da fasquia e nas provas combinadas privilegiam-se os triatlos. Na velocidade haverá conjugação de resultados em várias distâncias, e no meio-fundo, para além da conjugação das distâncias, será em modo contrarrelógio”, exemplifica a FPA.

Evelise Veiga brilhou na prova “Voando sobre Areia”

Os Desafios de Verão estrearam-se ontem com “Voando sobre Areia”, prova de salto em comprimento que se realizou em Fátima e teve como vencedora a atleta do Sporting Evelise Veiga, que terminou com a marca de 6,19 metros.

O evento foi realizado com todas as regras de segurança, incluindo zonas próprias para o aquecimento dos atletas, desinfecção da caixa de areia entre cada salto (de acordo com as regras autorizadas pelas autoridades de saúde)e corpo de juízes respeitando as normas de segurança.

Partilhar