Actualidade

Americana bate recorde de dias seguidos a correr a maratona

25 junho 2020
2 min
O objectivo de Alyssa Clark é correr 100 maratonas durante 100 dias seguidos.

Foto: CHUAN NAPOLITANO

Apesar do recorde ter sido estabelecido ao 61.º dia de corrida, neste momento, Alyssa Clark já ultrapassou os 86 dias consecutivos a correr maratonas, um feito por si só impressionante, ao qual se adiciona uma pandemia global e uma mudança internacional.

Esta é uma história impressionante, que merece ser relatada. Originária de Bennington, em Vermont, nos Estados Unidos, Alyssa Clark estava em Itália a morar em meados de Março quando o mundo parou devido ao surto do novo coronavírus.

Adepta fervorosa da corrida, Alyssa viu todas as maratonas que esperava participar e para as quais se tinha preparado serem canceladas, e precisava de “testar a preparação e aptidão física que tinha desenvolvido até então”, tal como confessou a uma publicação especializada.

Foi então que, de forma inesperada e espontânea, sugeriu ao marido que devia correr uma maratona todos os dias, e assim iniciou esta viagem logo no dia seguinte.

As primeiras 30 maratonas foram corridas na passadeira, mas com o levantamento das restrições, a norte-americana continuou a correr no exterior: “A primeira corrida de rua não foi fácil, tanto a nível físico como mental, e o resultado foi maratona mais lenta que fiz até ao momento já que morávamos numa zona montanhosa italiana que tinha sido atingida por uma onda de calor e tempestade de poeira vinda do norte de África”, explicou a atleta.

Mas isso não a deteve, e nem o regresso aos Estados Unidos fez Alyssa Clark desistir do seu objectivo: como o seu marido é tenente da marinha, o casal começou a sua mudança de várias dias até à Flórida, com paragens na Alemanha e nos estados da Virgínia e da Carolina do Sul, mas mesmo durante esse período, nada a fez parar de correr, apesar da privação do sono e cansaço das viagens. “Durante a passagem pela Alemanha, houve uma noite que tive de correr à volta de uma base aérea”, recorda.

O recorde mundial não oficial feminino de dias consecutivos a correr uma maratona foi atingido no 61.º dia, quando a atleta se encontrava em Charleston. Para comemorar o marco, o marido fez uma videochamada para que a sua família a pudesse ver terminar a prova.

Alyssa Clark tem divulgado toda esta aventura nas redes sociais. nomeadamente na sua página de Instagram @theory_in_motion.

Alyssa Clark2

 

Leia também: 

 

Partilhar