Actualidade

World Athletics estabelece lista de sapatilhas permitidas

08 setembro 2020
2 min
Na sequência das alterações às regras Técnicas anunciadas no final de Julho, a entidade faz agora saber quais as sapatilhas autorizadas em competições internacionais.

A lista de sapatilhas aprovadas foi divulgada pela World Athletics (antiga Federação Internacional de Atletismo Amador e Associação de Federações Internacionais de Atletismo - IAAF) e surge após a introdução de novos requisitos para a escolha do calçado.

A partir de 31 de Janeiro deste ano, qualquer sapatilha que um atleta pretenda utilizar em competições internacionais deve ser avaliado pela World Athletics.

A lista não contém todas as sapatilhas já usadas por atletas, mas inclui alguns modelos antigos que os fabricantes enviaram para a Word Athletics para apreciação por um especialista independente. Todos os modelos que não estejam na lista devem, ainda assim, estar de acordo com a regra em vigor. Por isso, o atleta ou o seu representante, deve assegurar-se de que as sapatilhas antigas cumprem a regra 5.13 no que toca à grossura máxima da sola para o evento específico ou se têm inserida alguma placa, lâmina ou pitons, caso seja relevante.

Segundo o número 5 das Regras Técnicas, os atletas (ou representantes) têm a responsabilidade de providenciar à World Athletics as especificações das sapatilhas que pretendem usar na competição.  A World Athletics aceita a especificação do calçado e amostras submetidas por fabricantes para mais informação.

Se houver dúvidas sobre umas sapatilhas (particularmente aquelas que mais nenhum atleta tem), então atletas, oficiais e organizadores devem primeiro basear-se na lista aprovada.

Se o juiz da competição tiver uma suspeita fundada de que uma sapatilha usada por um dos participantes possa não estar de acordo com as regras, no final da prova pode pedir que lhe seja entregue para futura investigação por parte da World Athletics.

A lista será aprovada regularmente para reflectir novas informações recebidas.

Confira a lista AQUI.

 

 

Cátia Mogo
Partilhar