Corta-mato

Campeonatos Nacionais de Corta-Mato cancelados

11 março 2020
2 min
As orientações da Direcção-Geral da Saúde que recomendam o cancelamento de eventos de massa com o objectivo de evitar a propagação do novo coronavírus estão na origem da decisão da Federação Portuguesa de Atletismo.

Prevista para o próximo Domingo, dia 15 de Março, a 96.ª edição dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato, que decorreria em Vale de Cambra, foi cancelada, devido ao surto do coronavírus, comunicou hoje a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).

A decisão da FPA surge depois das mais recentes orientações emitidas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) relativas à realização de eventos de massas no contexto do COVID-19, tendo sido tomada depois dos contactos com o presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra.

“Enquanto entidade socialmente responsável, é obrigação da FPA tomar todas as medidas, em consonância com as orientações nacionais, para travar a propagação do COVID-19. As orientações da DGS recomendam o cancelamento ou adiamento de eventos de massas que, pelo seu número de participantes, proveniência dos mesmos ou condições de realização, sejam susceptíveis de gerar riscos inadequados”, justifica o presidente da FPA, Jorge Vieira.

A prova, que contava com a participação de cerca de 1000 atletas, dos 16 aos 80 anos, e previa a presença de espectadores provenientes de todo o país, inclusive zonas geográficas com focos activos de COVID-19, vai agora decorrer durante o mês de Novembro, já na próxima época desportiva 2020/2021, também em Vale de Cambra.

O mesmo comunicado informa ainda o adiamento dos campeonatos Nacionais de Marcha Atlética em Estrada - ainda sem nova data prevista -, bem como, quanto à actividade das selecções nacionais, a suspensão da participação em provas internacionais, e da realização das próximas competições nacionais, entre concentrações, estágios e formações, organizados ou promovidos pela mesma entidade.

Partilhar