Trail
Portugueses dominam Ultra Sanabria by stages
14 outubro 2019
3 min
O Parque Natural do Lago de Sanabria, em Zamora, Espanha, foi o palco da edição Ultra Sanabria by stages entre os dias 9 e 13 de Outubro. Os atletas portugueses impuseram-se na vizinha Espanha, conquistando os primeiros lugares no pódio em quase todas as distâncias.

Foto: Matias Novo

O Parque Natural do Lago de Sanabria, em Zamora, Espanha, foi o palco da edição de 2019 da Ultra Sanabria by stages entre os dias 9 e 13 de Outubro. Os atletas portugueses impuseram-se na vizinha Espanha alcançando os primeiros lugares do pódio na maioria das provas.

Da maior para a menor, a excepção à hegemonia portuguesa fez-se na Sanabria Glaciar Race, de 248 km com 11 000 metros de desnível positivo, que viu o espanhol Imanol Aleson cortar a meta em 47h33m após a partida. Já do lado feminino, Mariana Ballester levou as cores lusas ao lugar mais alto de pódio em 78h34m.

Nas provas por etapas, André Rodrigues foi o grande vencedor do desafio Ultra, que foi composto por uma primeira etapa de 34,7 km com 2150 metros de desnível positivo; uma segunda etapa de 43 km com 2220 metros de desnível positivo; e uma terceira etapa de 32,5 km com 1640 metros de desnível positivo. O atleta da Prozis terminou a primeira etapa com o vencedor em título, o espanhol Pablo Villa, para depois chegar à meta, na segunda etapa, com o também espanhol Mario Olmedo (Villa desistiu), e, na terceira etapa, vencer categoricamente. Do lado feminino, a espanhola Aroa Sío foi quem levou a melhor, ao vencer as três etapas.

Também no desafio Gran Trail foram as cores lusas a correr mais rápido, neste caso, tanto do lado masculino, como feminino, prova que consistiu numa primeira etapa de 7 km com 700 metros de desnível positivo; numa segunda etapa com 20 km e 740 metros de desnível positivo; e numa terceira com 32,5 km e 1640 metros de desnível positivo. Romeu Gouveia, da Salomon/Suunto, classificou-se na segunda posição nas duas primeiras etapas, mas venceu a terceira etapa e, como o espanhol Pedro Sanchez, que havia vencido as duas primeiras etapas, desistiu, o português sagrou-se campeão. Em segundo lugar classificou-se o também português Luís Semedo, da Atlético Clube de Portalegre/UTSM. Do lado feminino, venceu a portuguesa Lucinda Sousa, Prozis Athlete, que ganhou a segunda e a terceira etapas, depois de ter alcançado o segundo lugar na primeira etapa. De referir que a segunda posição foi conquistada pela espanhola a residir em Portugal e a correr pelo Coimbra Trail, Susana Echeverria.

Nova vitória lusa, do lado masculino e feminino, a assinalar no desafio Maratón. Depois de ter perdido a primeira etapa para o espanhol Jose Santiago, o português Ruben Veloso, da Academia Desportiva de Arcos de Vale de Vez, venceu a segunda e terceira etapas, sagrando-se campeão. Do lado feminino, Inês João, da equipa Saca Trilhos Anadia, venceu todas as etapas e foi a grande campeã desta prova composta por uma primeira etapa de 7 km com 700 metros de desnível positivo; uma segunda de 20 km com 740 metros de desnível positivo; e uma terceira de 16 km com 1050 metros de desnível.

Os resultados completos podem ser consultados aqui.

Partilhar