Trail
Monsaraz Nature Trail: Correr entre o céu e a terra
20 novembro 2019
2 min
A 21 e 22 de Março está de volta o Monsaraz Nature Trail, com provas de 50, 25 e 15 km, que dão a conhecer os caminhos desta vila medieval alentejana com vista para a albufeira de Alqueva. As inscrições abrem durante o dia de hoje, mas são limitadas.

Foto: Fotos do Zé (José Gonçalves)

O evento que leva anualmente milhares de atletas à vila medieval de Monsaraz tem data marcada para 21 e 22 de Março e as inscrições abrem durante o dia de hoje, mas serão limitadas a 1500 participantes. No ano passado o Monsaraz Nature Trail entrou para os circuitos nacionais da Associação de Trail Running de Portugal, na serie 100, e este ano viu a distância de 25 km com 1600 metros de desnível positivo ser incluída na série 150 do circuito de trail, mantendo-se os 50 km com 2000 metros de desnível positivo na série 100 do circuito de trail ultra, classificados os percursos com grau três (1 ponto), e dois (2 pontos), respectivamente, pela ITRA (International Trail Running Association). A distância de 50 km é ainda “Qualifying Race” para o Ultra Trail du Mont-Blanc.

A organização, a cargo do Grupo Desportivo Piranhas do Alqueva, promete um “cenário épico, com a corrida a desenrolar-se em locais nos quais os participantes terão a oportunidade de conhecer o património histórico e paisagístico e de superar inúmeras dificuldades relacionadas com a topografia do terreno”. Afinal, lembra a organização, “a vila medieval de Monsaraz, protegida pelas suas muralhas, é uma pequena povoação com calçadas de xisto e paredes caiadas de branco. Com ruas estreitas e repleta de recantos tem como pano de fundo uma vista deslumbrante sobre a paisagem alentejana e a albufeira de Alqueva”.

190324-09769

Além das provas, a organização irá realizar as já tradicionais Jornadas de Trail, a 21 de Março. Será uma oportunidade para partilhar conhecimentos e opiniões sobre a modalidade, num ambiente descontraído. Mais informações e inscrições aqui.

Há outras provas a abrir inscrições hoje. A Peninha SkyRace, em Sintra, é uma delas.

Partilhar