Trail
Portugueses sobem no ranking do ultra trail world tour
13 dezembro 2019
2 min
Os rankings de 2019 e geral (últimos três anos) do Ultra Trail World Tour já estão disponíveis. Luís Fernandes (12.º este ano e 11.º no geral), do Ludens Clube de Machico, e Lucinda Sousa (16.ª em 2019 e 24.ª no geral), Prozis Athlete, do lado feminino são os atletas nacionais melhor posicionados.

Foto: Prozis/Miro Cerqueira

No fim-de-semana passado terminou a edição de 2019 do circuito internacional Ultra Trail World Tour, tendo já sido divulgados os rankings anuais e gerais e premiados os atletas na cerimónia anual, que se realizou ontem, em Paris, França. Luís Fernandes, do Ludens Clube de Machico foi o melhor atleta nacional no circuito, terminando em 12.º lugar do ranking de 2019 e subindo à 11.ª posição do ranking mundial (performance dos últimos três anos). Do lado feminino, Lucinda Sousa, Prozis Athlete, foi a melhor portuguesa, com a 16.ª posição no ranking de 2019 e a 24.ª no ranking geral.


Luís Fernandes mostrou-se satisfeito com este resultado, o seu melhor de sempre (em 2017 classificou-se na 37.ª posição), conquistado este ano, através das participações na Transgrancanaria (6.º lugar da geral) e no Madeira Island Ultra Trail (7.º lugar da geral), que lhe valeram um total de 1465. O ranking masculino de 2019 foi liderado pelo espanhol Pau Capell, da The North Face, que no ano passado ascendeu ao primeiro lugar destronando o francês da Salomon, François D’Haene, subindo também ao primeiro lugar do ranking geral.


Do lado feminino, foi Lucinda Sousa a melhor atleta nacional, este ano na 16.ª posição, naquele que também é o seu melhor resultado no circuito. A Prozis Athlete classificou-se este ano em 6.º lugar da geral feminina na Transgrancanaria e foi a 10.ª mulher no Ultra Trail du Mont-Blanc, o que lhe valeu 1230 pontos no circuito. O ranking feminino é comandado pela norte-americana Courtney Dauwalter, da Salomon, que este ano destronou a chinesa da The North Face, Miao Yao.


Os resultados completos podem ser consultados aqui.

 


Veja também Portugal com duas provas no circuito Ultra Trail World Tour

Partilhar