Trail
Guia para os Trilhos dos Abutres
21 janeiro 2020
9 min
Vai participar nos Trilhos dos Abutres, mas ainda não planeou o fim-de-semana em Miranda do Corvo? A RUNning dá-lhe algumas sugestões.

Foto: Paulo Nunes

Falta menos de uma semana para os Trilhos dos Abutres arrancarem para os 55 km que irão definir os novos campeões nacionais de trail ultra, em Miranda do Corvo. Se é daquelas pessoas que deixa tudo para a última da hora, não há motivo para alarme. A RUNning apresenta-lhe algumas sugestões para tirar o máximo de partido do fim-de-semana de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro.

 

SABOREAR A GASTRONOMIA LOCAL

Os tradicionais sabores da região são feitos à base de carne de cabra. É por esta mesma razão que Miranda do Corvo é conhecida pela “Capital da Chanfana”. Sendo assim é obrigatório experimentar a chanfana à moda de Miranda do Corvo, não esquecendo os negalhos, o chispe e a sopa de casamento. Relativamente à sobremesa não pode deixar de provar o arroz doce e as conventuais nabadas e súplicas.

Museu da Chanfana

museu da chanfana_

Foto: Facebook Museu da Chanfana

Integrado no Parque Biológico da Serra da Lousã, o Restaurante Museu da Chanfana é uma merecida homenagem à gastronomia tradicional, assente na carne de cabra velha, de porco, e ainda na caça e pesca. O doce principal é a “nabada”, uma especialidade conventual do mosteiro das Monjas de Semide, à base de nabo, cuja confeção esteve extinta, e que o Museu da Chanfana recuperou.

Morada: Quinta do Paiva, Miranda do Corvo Contacto: 239 538 444

A Parreirinha

a parreirinha

Foto: Facebook A Parreirinha

Delicia os seus clientes há 27 anos e localiza-se a 200 metros da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, onde estão instaladas a partida e a meta do Abutres. A Parreirinha é um dos restaurantes com mais variedade dos pratos típicos da região.

Morada: Rua Dr. Rosa Falcão, Miranda do Corvo Contacto: 239 532 312

Receita & Cª

Receita & Cª

Foto: Facebook Receita & Cª

 

O projecto foi lançado em Fevereiro de 2017, com a assinatura do chefe Gil Edgar. É principalmente uma cozinha tradicional e regional, com um ambiente rústico e acolhedor.

Morada: Largo Manuel Pereira Batalhao, Miranda do Corvo 3220-213 Contacto: 932 339 316

 

ONDE DORMIR?

Mountain Whisper

Casas rústicas desenhadas ao pormenor, que se situam no coração da Serra da Lousã. O espaço segue o traço da Aldeia de Xisto onde se encontra, possuindo uma vista privilegiada para a Serra. Os hóspedes do Mountain Whisper têm acesso a uma cozinha totalmente equipada em cada acomodação, comodidades para churrascos partilhadas e dispõe ainda de uma piscina. Preços por noite a partir dos 60 euros.

Morada: Largo do Leão, Gondramaz (Miranda do Corvo) Contacto: 961512150

Mais informações aqui

Hotel Parque Serra da Lousã

O Hotel Parque Serra da Lousã providencia bicicletas gratuitas e um centro de fitness. Um bar e um salão partilhado estão disponíveis em Miranda do Corvo. Cada acomodação deste hotel de 4 estrelas tem vista para o jardim e os hóspedes podem desfrutar de acesso a um jardim e a um spa e centro de bem-estar. O hotel disponibiliza uma piscina interior, um banho turco e uma recepção 24 horas. Preços por noite a partir dos 67 euros.

Morada: Parque Biológico da Serra da Lousã, 3220-231 Contacto: 239 095 054

Mais informações aqui

Sete Quintas

O Sete Quintas é um conjunto de moinhos de água e um lagar de azeite que foram convertidos num tranquilo alojamento rural em Retorta, Miranda do Corvo. Dispõe de 4 quartos e de uma suite familiar. Cada unidade inclui uma decoração rústica e uma casa de banho privativa. Preços por noite a partir dos 80 euros.

Morada: Retorta s/n, 3220-238 Miranda do Corvo Contacto: 911 514 587

Mais informações aqui

 

O QUE VISITAR?

Parque Biológico da Serra da Lousã

parque biológico Lousã

O Parque Biológico é a maior amostra da fauna e flora autóctone e de agro-pastorícia tradicional portuguesa. Conta com mais de 300 animais divididos em mais de 60 espécies representativas da fauna existente em Portugal. No Parque Selvagem, poderão observar o lobo ibérico, urso pardo, lince, aves de rapina (irrecuperáveis para viver na Natureza) javali, cervídeos, entre muitos outros em habitats praticamente naturais.

Morada: Quinta da Paiva 3220-154 Miranda do Corvo; Lat. N : 40.082115 / Long. W: -8.333000

Contacto: 239 538 444 / 915 361 527   

Mais informações aqui

 

 

Castelo da Lousã

créditos- aldeia do xisto

Foto: Câmara Municipal da Lousã

Incluído no complexo da Senhora da Piedade, o Castelo de Arouce pertence a uma das primeiras linhas defensivas criadas para controlar os acessos meridionais a Coimbra, na segunda metade do século XI. Surge documentado pela primeira vez em 1087, no testamento de D. Sesnando Davides, onde este declara que mandou povoar o local.

 

Aldeia do Xisto de Gondramaz

aldeia do xisto - créditos Danilo Pavone

Foto: Danilo Pavone

Localiza-se numa encosta da Serra da Lousã, a cerca de 9 km do centro da Vila de Miranda do Corvo. Integrada na Rede das Aldeias de Xisto, distingue-se pela tonalidade específica do xisto que nos envolve da cabeça aos pés. Até o chão que se pisa é exemplo da melhor arte de trabalhar artesanalmente a pedra.

 

 

A 10.ª edição dos Trilhos dos Abutres

Os Trilhos dos Abutres têm data marcada de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro, onde se irão disputar três distâncias: 55 km com um desnível positivo de 2860 metros 30 km com um desnível positivo de 1461 metros; e 21 km com um desnível positivo de 835 metros. A partida e a meta vão estar instaladas no Mercado Municipal de Miranda do Corvo.

No dia 1 de Fevereiro o tiro de partido para o Ultra (55 km) será disparado às 08h00 e às 10h00, irá arrancar a prova de 30 km. O dia terminará com a Gala de Entrega de Prémios ATRP na Casa das Artes, às 22h00.

Já o Mini T.A (21 km) parte às 08h00 do dia 2 de Fevereiro e às 10h00 irá decorrer também uma prova para os mais novos, os Trilhos Júnior “José Godinho”. Esta é uma prova gratuita, que dispõem de distâncias desde os 500 metros aos 2500 metros.

A chegada prevista dos atletas para cada uma das distâncias, será a seguinte: 55 km - 05h12m; 30 km - 02h50m; 21 km - 01h50m.

Durante todo o fim-de-semana vai estar a decorrer a ExpoTrail, uma exposição de material de corrida e produtos regionais, localizada na zona da meta. Anualmente, 30 expositores marcam presença nesta Feira Abútrica.

Pode consultar o Regulamento aqui

Contactos úteis: 

239 538 384 / 927 372 999

trilhos@abutres.net / geral@abutres.net 

 

Partilhar