Trail
Werun apresenta dois novos circuitos de trail
25 janeiro 2020
4 min
A Werun apresentou esta semana em Lisboa dois novos circuitos – Portugal Trail Norte e Portugal Trail Sul –, que se juntam à quarta edição do já consagrado Lisboa Trail, que também terá novidades.

Foto: Cortesia da organização

Na passada terça-feira, a Werun apresentou, em Lisboa, no The Spot, as novidades para 2020. Este ano, a empresa, que tem vindo a crescer em número de eventos e de participantes por evento, criou dois novos circuitos – o Portugal Trail Norte e o Portugal Trail Sul – que, juntamente com o Lisboa Trail, já na quarta edição, prometem levar o cunho organizativo Werun “aos quatro cantos de Portugal”. Apresentadas as provas do consagrado circuito lisboeta, que também chega este ano com novidades (ver “Circuito Lisboa Trail”), foi a vez de a organização apresentar os novos circuitos ao pormenor (ver “Portugal Trail Norte” e “Portugal Trail Sul”).

Mas antes de serem desvendadas as provas, esclareceu-se que os eventos foram pensados para incluírem quatro tipo de percursos – um trail com mais de 20 km; um com mais de 10 km; uma caminhada; e um percurso para crianças. Além de um formato padronizado em termos de percursos, as provas da Werun também se vão distinguir pela sustentabilidade. Neste campo, a organização elencou as principais medidas adoptadas: “Eliminação dos plásticos de utilização única (garrafas de água, fitas de marcação do percurso, dorsais); marcação dos percursos com sprays ecológicos; redução do número de t-shirts [os atletas passam a poder optar, aquando da inscrição se pretendem t-shirt e, caso não pretendam, não pagam o seu valor]; introdução de alimentos vegetarianos substitutos da carne; aproveitamento de energia fotovoltaica; recolha selectiva de resíduos para reciclagem.”

A proposta da Werun é suficientemente apelativa para que muitos atletas tenham aceitado o desafio de se juntar numa equipa que “veste a camisola” desta entidade. Destaque para o campeão de corta-mato, Paulo Guerra, presente na apresentação, que usou da palavra para defender o trail como “uma evolução” da modalidade que o viu chegar aos lugares mais altos dos pódios nacionais e internacionais. “Esta é uma modalidade que permite conhecer lugares que de outra forma não seria possível, contribuindo para motivar as populações para a prática do exercício físico”, sublinhou, aproveitando ainda a oportunidade para relembrar a entrada brevemente em funcionamento da primeira escola de trail da capital, por si orientada, em Monsanto.

Foi também este lado lúdico-turístico que o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas, Paulo Teixeira, relevou durante a sua intervenção neste evento de apresentação do ano Werun. O autarca da Cidade Europeia do Desporto 2020 destacou a “experiência única” proporcionada pelos eventos organizados com o cunho Werun, dando como exemplo o Trail das Fontes de Caneças que, garantiu, conseguiu recriar as tradições locais, dando a conhecer sítios “de grande beleza e interesse” que o próprio não conhecia.

 

Circuito Lisboa Trail

16 de Fevereiro

Trail de Palmela, Palmela

8 de Março

1.º Trail Arruda dos Vinhos, Arruda dos Vinhos

15 de Março

Trail da Costa Saloia, Sintra

19 de Abril

Trilhos Várzea de Loures, Loures

3 de Maio

Cascais Trail Experience, Cascais

24 de Maio

Lx Trail Monsanto, Lisboa

7 de Junho

Trail de Almada, Almada

21 de Junho

Corrida do Mirante, Alenquer

28 de Junho

Trail das Fontes de Caneças, Odivelas

 

Portugal Trail Norte

31 de Maio

Trail do Troviscal, Sertã

26 de Julho

Trail Pampilhosa Serra, Pampilhosa da Serra

A definir: Leiria (Setembro/Outubro)

Trail da Guarda, Guarda (Outubro/Novembro)

 

Portugal Trail Sul

23 de Fevereiro

1.º Trail Ponta Piedade, Lagos

26 de Abril

Arrábida K30, Setúbal

Maio (data a definir)

Trail do Ciborro, Montemor-o-Novo

11 de Julho

3 Castelos Ultra Trail Noturno, Palmela

8 de Agosto

Trail de São Romão, Grândola

Mais informações e inscrições aqui

Partilhar