Trail
Tòfol Castanyer e Margarida Madeira venceram Columbus Trail
04 fevereiro 2020
2 min
A ilha de Santa Maria, nos Açores, conheceu no dia 1 de Fevereiro os vencedores do Columbus Trail - Tòfol Castanyer e Margarida Madeira - e revelou a data da próxima edição do evento, que traz novidades, entre as quais uma prova de 155 km.

Foto: Pedro Silva

A quinta edição do Columbus Trail by Azores Trail Run reuniu um total de 200 atletas, de 11 nacionalidades distintas, que alinharam nas partidas das três provas do evento. 

Na Columbus Grand Trail (75 km) a vitória sorriu a Tòfol Castanyer (Salomon Espanha), que chegou à meta em 07h36m20s, e a Margarida Madeira (Monsanto Running Team), que concluiu a prova em 10h13m30s.

Já na Columbus Marathon (43 km) os vencedores foram Roberto Leonardo (Bombeiros Voluntários de Santa Maria) que fez um tempo de 04h32m38s, e Odete Braga, (Clube Desportivo Operário de Lagoa) conseguiu 05h48m26s.

Na Columbus Half Marathon (23 km) os primeiros lugares foram conquistados por José Batista (Clube Independente de Atletismo Ilha Azul) em 01h42m06s, e Joana Belchior (Marienses Runners) em 02h26m41s.

“Com este evento conseguimos trazer centenas de pessoas a Santa Maria em plena época baixa, e mostrar-lhes aquilo que esta ilha e os Açores têm de mais autêntico: as suas paisagens, a sua natureza intacta, as suas gentes e a sua cultura. A promoção que estas pessoas fazem da ilha, com as fotos que divulgam nas suas redes sociais, com as histórias que partilham com os amigos quando regressam, é a melhor publicidade que podemos pedir para os Açores”, referiu Mário Leal, coordenador do Azores Trail Run.

A próxima edição

A sexta edição do Columbus Trail by Azores Trail Run vai acontecer a 6 de Fevereiro de 2021 e a organização traz novos desafios: o Columbus Round Trip, que consiste numa prova de 155 km para os mais destemidos e amantes do ultra running, e o Columbus Beginners, com 10 km, para atrair novos entusiastas a este desporto.

O Columbus Trail by Azores Trail Run contou com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores e com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Porto, e foi o primeiro evento com a chancela Azores Trail Run do ano 2020. Segue-se a Whalers’ Great Route Ultra-trail by Azores Trail Run, que acontece a 8, 9 e 10 de Maio, na ilha do Faial, e cuja prova de 118 km faz parte do Ultra-trail World Tour.

Resultados completos aqui

 

Partilhar