Trail
Serra D'Arga celebra 10 anos
20 fevereiro 2020
6 min
Num total de sete eventos, a Carlos Sá Nature Events apresenta a agenda para 2020, da qual sobressai a edição especial do 10.º aniversário do Grande Trail Serra d’Arga.

Foto destaque: Vasco Morais

A agenda da Carlos Sá Natures Events para 2020 promete, com o Grande Taril Serra D'Arga a destacar-se pelo seu 10.º aniversário. A aventura começa em Abril, mais precisamente no dia 29, com o Peneda-Gerês Trail Adventure, uma prova de cinco etapas, durante cinco dias, a realizar-se até 3 de Maio. A primeira distância a ser percorrida será de 18 km, depois seguem-se 49 km, 32 km, 55 km e a última será de 15 km.

Os participantes das 20 nacionalidades já inscritas terão a oportunidade de percorrer alguns dos mais belos locais do único Parque Nacional do país: o Parque Nacional Peneda-Gerês.

Integrada neste evento está ainda a prova aberta Trans Peneda-Gerês, que ocorrerá a 2 de Maio, na qual os participantes se poderão desafiar nas distâncias de Ultra Trail Endurance (105 km), Ultra Trail (55 km) e Trail Longo (23 km). A distância de Ultra Trail Endurance (105 km) é uma das várias novidades de 2020 e os atletas vão percorrer a montanha que liga a Vila de Montalegre à Vila do Gerês.

No dia 14 de Junho será a vez da 3.ª edição do Serra Amarela Sky Marathon, que possui três distâncias: 48 km, 30 km e 15 km, com as duas últimas a integrarem o Circuito Nacional Jovem da ATRP (Associação de Trail Running Portugal), para os atletas Juvenis e Juniores.

Haverá também uma caminhada de 9 km, cujo valor reverterá em parte a favor dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca. As várias provas terão partida e chegada na aldeia de Entre-Ambos-Os-Rios, no Município de Ponte da Barca.

O evento contará também com o Serra Amarela Kids, no qual as crianças entre os 6 e os 15 anos poderão correr pequenas distâncias, de carácter não competitivo. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no próprio dia.

O aniversário da mais emblemática

Em Setembro, nos dias 20, 25, 26 e 27, acontece a 10.ª edição do Grande Trail Serra d’Arga (GTSA) reunindo cerca de 2500 atletas que competirão em seis provas de vários níveis de dificuldade, adaptadas a todas as idades e perfis.

O primeiro dia, 20 de Setembro, arranca com o GTSA Vertical (4 km) em Estorãos e chegada no Alto da Senhora do Minho; no dia 25 decorrerá o GTSA Sunset Aventura (15 km), incluindo a travessia do rio Minho em kayak e a corrida no Monte de Santa Tecla, em Espanha.

GTSA_1

À noite, pelas 21h15, haverá ainda tempo para uma mesa redonda "GTSA - 10 anos de história" no âmbito da comemoração do 10.º aniversário daquele que é um dos mais emblemáticos eventos do calendário de provas do trail nacional.

O Trail Ultra (43 km) tem data marcada para dia 26, com início e fim na aldeia de Dem, no Município de Caminha. Já o Trail Longo (25 km) e o Trail Curto (15km/ Caminhada) realizar-se-ão no dia 27 de Setembro, com partida e chegada a São Lourenço da Montaria, no Município de Viana do Castelo.

Ainda no mesmo dia irá decorrer o Trail Jovem, pelas 14h00, junto ao local de meta em São Lourenço da Montaria, estando previstos vários escalões e distâncias (desde os 250 aos 2100 metros).

Este ano, a prova de 43km integrará o novo circuito ATRP PRO League, uma organização conjunta da ATRP e dos organizadores das competições. Os 25 km são também uma das provas que integra o Calendário do Circuito Nacional de Trail da ATRP e os 15 km inserem-se no Circuito Nacional Jovem da ATRP para os atletas Juvenis e Juniores.

O GTSA conta com o apoio dos Municípios de Viana do Castelo e Caminha, das Juntas de Freguesia locais e vários patrocinadores.

As provas continuam...

Durante o mês de Outubro vai realizar-se a segunda prova por etapas do calendário: o Foz Côa Douro Trail Adventure. O evento decorre entre o dia 3 e 9. Os participantes irão percorrer várias localidades do Alto Douro Vinhateiro e terão a sua base logística no Centro de Alto Rendimento do Pocinho, na pitoresca Vila Nova De Foz Côa.

Já na recta final do ano, em Novembro e Dezembro, desenrolar-se-ão os dois últimos eventos do ano: o Penacova Trail do Centro e a Gerês Extreme Marathon.

PNTC_1

O Penacova Trail do Centro acontecerá a 8 de Novembro e os atletas podem optar por participar no Ultra Trail (42km), Trail Longo (27 km), Trail Curto (17 km) ou pela Caminhada Solidária (10 km, que também podem ser feitos a correr), sendo que uma parte do valor reverte para os Bombeiros Voluntários de Penacova. Esta prova conta com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Penacova.

O calendário de 2020 da Carlos Sá Nature Events encerra com a Gerês Extreme Marathon, que decorrerá no fim-de-semana de 5 e 6 de Dezembro.

Os participantes vão percorrer as estradas de montanha do Parque Nacional Peneda-Gerês e usufruir de paisagens e cenários de montanha incríveis. As várias distâncias competitivas são: 42 km, 32 km, 21 km, 14 km e Extreme Mile.

 

Pode inscrever-se aqui

Partilhar