Trail
Extreme West Atlantic Adventure regressa aos Açores
03 março 2020
2 min
A prova de trail running, cujas inscrições já se encontram abertas, tem lugar nas ilhas mais ocidentais da Europa e as vagas são muito limitadas.

Foto: Pedro Silva

Os desafios e a beleza única do percurso, bem como a envolvência do evento são algumas características que marcaram e contribuíram para o sucesso da primeira edição. Este ano o regresso da Extreme Atlantic Adventure às ilhas mais ocidentais da Europa está agendada para os dias 5,6 e 7 de Junho. Esta é uma prova de trail running que decorre por etapas em volta das ilhas das Flores e do Corvo, no Arquipélago dos Açores.

O roteiro é simples: são três dias, três etapas, em duas ilhas, num total de 70 km de aventura e história. A primeira, será um quilómetro vertical, a arrancar na Fajã Grande, na ilha das Flores. O “VK Stairways to Heaven” percorre cerca de 6,5 km até ao ponto mais elevado da ilha, o Morro Alto. No sábado, dia 6 de Junho, os atletas navegam até ao Corvo, a mais pequena ilha de Portugal. Esta etapa, designada “Indian Face Trail”, leva os atletas desde a pequena vila, passando pela Cara do Índio, até ao ponto mais alto da ilha, descendo depois até ao Caldeirão, onde se percorre o perímetro da antiga cratera vulcânica. Na última etapa é altura de percorrer os 35 km do Extreme West Atlantic Trail, passando por fajãs lávicas e detríticas, onde escorrem dezenas de cascatas, formando impressionantes quedas de água na encosta. É importante destacar que esta prova conta para o Circuito Nacional de Trail e para Taça de Portugal de Trail.

A vontade de regressar foi expressada pelos participantes da primeira edição da prova, que não só desafia, como, ao ser realizada por etapas, dá espaço ao convívio, entre atletas e com a população local, e ao conhecimento da ilhas, antes, durante e depois da provas.

O Extreme West Atlantic Adventure by Azores Trail Run conta com o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores e com apoios das Câmaras Municipais de Santa Cruz e Lajes das Flores, da Cooperativa Ocidental e do Morro Alto Sport Club.

As vagas são muito limitadas devido às dificuldades de acessibilidade próprias da zona. Por essa razão, serão abertas 50 vagas que incluem as deslocações entre ilhas, apenas para quem se inscreva nas três etapas conjuntamente.

As inscrições já se encontram disponíveis no site oficial do Azores Trail Run.

Partilhar