Trail

Stian Angermund-Vik estabelece novo recorde no Louzantrail

09 março 2020
3 min
Foi um fim-de-semana em cheio na Serra da Lousã, que acolheu a Louzantrail, onde participaram mais de 1400 atletas, e foram superados vários recordes.

FOTO: Miro Cerqueira

Entre as várias estrelas do trail nacional e internacional que participaram na competição que percorre a Serra da Lousã foi o atleta norueguês Stian Angermund-Vik, da Salomon, quem mais destacou, ao vencer a prova de 30 km com 2 mil de desnível positivo - a mais disputada -  e estabelecer um novo recorde, com a marca de 2h40m12s, quase menos 10 minutos do que o tempo vencedor anterior.

Quem também superou o recorde prévio, classificando-se em segundo lugar, foi o espanhol Yoel Baeza (sub-23), da equipa Wild Trail Project. O pódio da prova ficou completo com o terceiro lugar obtido pelo português Dário Moitoso (2H50m58s), da Azores Trail Run Pro Team.

A prova de 30 km, que decorreu no dia 8 de Março, conta para os circuitos nacionais de trail e integra a Internacional Golden Trail National Series, cuja final tem lugar na Ilha do Faial. Esta última representa o grande objectivo de Dário Moitoso para este ano, que destacou a "tecnicidade do percurso" e a "oportunidade de competir com atletas de elevado nível" aquando da sua conquista no Louzantrail.

A espanhola Nuria Clapera (3h23m37s) e as portuguesas Inês João (3h33m31s), da equipa Saca Trilho Anadia, e Inês Marques (3h40m07s), da Salomon/Suunto Portugal, destacaram-se do lado feminino, com o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Quanto ao percurso de 43km e 3200 metros de desnível positivo, e que conta para os circuitos nacionais de trail ultra, foi Hugo Gonçalves da Trail Team Bifase quem saiu vitorioso, ao conquistar o primeiro lugar do Ultra Louzantrail, em 4h39m32s. A vitória foi assegurada nos últimos quilómetros contra o segundo classificado e vencedor do ano passado, Ricardo Silva (4h41m34s), da EDV - e Guilherme Lourenço (4h43m18s), da CRP Ribafria.

Na mesma prova também foram estabelecidos recordes no lado feminino. Aroa Sio provou porque era um das favoritas à vitória e destacou-se como a grande vencedora, ao terminar em 5h32m32s - menos 25 minutos do que o melhor tempo do ano passado. O segundo lugar do pódio foi ocupado por Lucinda Sousa, da Prozis, com o tempo de 5h58m20s, e o terceiro pela atleta da OCS – Arrábida Trail Team, Sofia Roquete, que completou os 43 km em 6h00m06s.

As restantes provas, nomeadamente o Trail Curto de 18 km, foi vencido por Emanuel Machado, da EDV - Viana Trail, e Joana Cordeiro, da NASA Team com os tempos de 1h40m33s e 2h23m06s, respectivamente. A liderança do Youth Trail de 11 km, foi conquistada por Tiago Vieira, da equipa Montanha Clube Trail Running/Efapel, e por Diana Gaspar, da Sim Summit, com 1h02m10s e 1h17m16s, respetivamente.

Para mais resultados clique aqui

Partilhar