Trail

Cancelada edição de 2020 do Ultra-Trail du Mont Blanc

20 maio 2020
2 min
A mais emblemática prova de montanha da Europa contava com 10 mil participantes, entre 186 portugueses.

A edição de 2020 do Ultra-Trail du Mont Blac (UTMB) – a mais famosa e emblemática prova de montanha da Europa, senão do mundo – foi cancelada devido à pandemia Covid-19, de acordo com o anunciado hoje pela organização.

Realizada desde 2003, a competição que inclui corrida em trilhos, integra sete provas de várias distâncias, sendo a principal de 170 quilómetros com quase 10 de desnível positivo, e que atravessa três países (França, Itália e Suíça), entre 18 diferentes comunas.

“Lamentamos anunciar que, devido à pandemia mundial, a edição do UTMB não vai poder ocorrer entre 24 e 31 de agosto de 2020, como estava previsto”, informou a organização, realçando que “o cancelamento é a decisão mais responsável para preservar a saúde e segurança de todos os participantes, corredores, espectadores, fornecedores, parceiros, voluntários e habitantes locais”.

A prova contava este ano com 10 mil participantes, oriundos de cerca de 100 países, incluindo 186 portugueses nas várias distâncias, que, depois de terem conseguido a inscrição para este ano, primeiro com a qualificação e depois com o sorteio, vão contar com o lugar reservado para uma das edições entre 2021 e 2023.

“Nas montanhas, estamos familiarizados com os riscos e com a responsabilidade. Quando as condições não são adequadas é razoável voltar atrás e ir para casa. Assumir os riscos faz parte da nossa cultura. E desistir é mostrar coragem. Quando desistimos de uma subida, sabemos que haverá outra - ainda mais espectacular - oportunidade para voltar, quando as condições forem adequadas e a tempestade passar”, concluíram os responsáveis pelo UTMB.

Partilhar