Trail

Everest Trail Race adiada para 2021

08 setembro 2020
3 min
A organização da Everest Trail Race decidiu, em Abril último, realizar a 10ª edição da prova, muito embora a pandemia tenha “obrigado” os organizadores a adiar o evento para Novembro de 2021.

Os dados que foram tratados à época (Abril último), eram de uma incidência mínima de Covid-19 no Nepal, com menos de 10 casos activos e nenhuma morte. Contudo, as autoridades locais, numa acção rápida e enérgica, fecharam as fronteiras e confinaram a população. As medidas pareciam resultar e a realização do evento alvitrava-se que iria mesmo ter lugar. Contudo, pouco mais de 2 meses após a decisão das entidades oficiais do Nepal, a situação revelou-se muito diferente e as razões que ditaram o adiamento da 10ª edição da prova, acabaram por ser diversas.

Contudo, na base da decisão esteve, por um lado, muitos países que estabeleceram medidas de emergência a fim de prevenir a propagação do vírus, e, por outro, o facto de muitos dos participantes, já inscritos, terem no retorno aos seus países que efectuar quarentena obrigatória.

Também é inteiramente provável que, apesar de o Nepal reabrir as fronteiras e o aeroporto, ainda fechado, manterá as restrições aos cidadãos de várias nacionalidades que, certamente, afectaria alguns dos participantes.

A tudo isto devemos acrescentar que, apesar de o Nepal ter sido sem dúvida um dos países que tomou as decisões mais corajosas e restritivas destinadas a travar a expansão da pandemia, a verdade é que o vírus não deixa grande margem de manobra sendo bastante difícil a sua contenção, como em muitos países do mundo, está provado.

Por tudo isso e para pesar da organização, a mesma foi forçada a adiar a 10ª edição para 2021, que decorrerá entre os dias 10 a 22 de Novembro do próximo ano.

“Enquanto organização, o nosso primeiro e principal objetivo é sempre garantir a segurança dos participantes assim como as características especiais da Everest Trail Race. Quase 3 meses após a data inicial da celebração da corrida não podíamos esperar mais e continuar com a incerteza da sua realização que começou a complicar a logística da prova que já deveria estar a ser desenvolvida”, revelou um dos responsáveis pela organização.

Por tudo isto, a decisão do adiamento não foi fácil, pois a Everest Trail Race é para todos muito mais do que uma simples corrida. Ainda segundo o mesmo responsável “a organização espera que todos nós possamos nos encontrar em Novembro, desejando tudo de bom nestes momentos tremendamente complexos e incertos”, disse.

 

José Costa
Partilhar