Trail

Ilha da Terceira estreia-se no Trail Running

06 outubro 2020
5 min
O Azores Bravos Trail disputou-se este fim-de-semana e veio para ficar após uma primeira edição com cerca de cem atletas a participar nos dois percursos.

Nos 55 km venceram Arsénio Santos e Ana Oliveira, com Vítor Braga e Tânia Jorge a chegar primeiro no percurso de 30 km. São eles os primeiros vencedores de sempre dos Azores Bravos Trail, uma competição que estreia o Trail Running na ilha Terceira.

A prova chegou a estar prevista para Março, mas foi adiada devido à pandemia. Ainda assim, foram perto de uma centena os que terminaram o desafio.

12

 A partida da prova mais longa teve lugar no Clube de Golfe da Ilha Terceira, seguindo para passagens nas matas da Agualva, Algar do Carvão - a única cratera vulcânica visitável do mundo, onde os atletas entraram -, Chambre, Mistério Negros - onde tinha início a segunda prova -, Lagoa das Patas e Serra de Santa Bárbara, rumo à Serreta, num percurso exigente e muito técnico, com várias zonas onde as quedas foram inevitáveis, dado o piso escorregadio.

5

Incólume a tudo isso, Arsénio Santos impôs-se por larga margem, depois de alguma oposição inicial. Seguiram-no o faialense Roberto Vieira e Jerry Bettencourt, que venceram os seus escalões. Em femininos, a local Ana Oliveira teve bom desempenho, quase cravando as 9 horas de prova, para vencer com 20 minutos de avanço sobre Paula Pita e mais de 30 para Margarida Pereira, que venceram os respectivos escalões.

14

Nos 30 quilómetros, o mariense - radicado na Terceira - Vitor Braga esteve imperial, num triunfo de casal, uma vez que é namorado da vencedora da prova longa (Ana Oliveira). Mário Firmino e Pedro Costa seguiram-no no pódio. Prova de grande nível também para Tânia Jorge, a vencedora feminina, numa distância que teve a local Zaida Cabeceira na segunda posição. A veterana Alexandra Vieira foi terceira e ganhou o seu escalão.

As medidas de segurança decorrentes da pandemia da Covid-19 impediram a realização do extenso programa social inicialmente agendado, mas assim mesmo foi em ambiente de festa contida que decorreram as chegadas na Mata da Serreta e a entrega de troféus, no Jardim Duque da Terceira, em Angra do Heroísmo.

O Azores Bravos Trail 2020 foi uma organização da Associação de Atletismo da Ilha Terceira, em parceria com as autarquias de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, que teve o apoio do Governo Regional e de várias outras entidades e empresas, que abraçaram esta estreia auspiciosa.

O jornalista da Running Magazine esteve no arquipélago dos Açores a participar nesta prova e escreveu uma crónica que pode ler AQUI.


 7
Pódio 55 kms

1º  Arsénio Santos      (O Mundo da Corrida)          6h44m26,3

2º  Roberto Vieira       (Praiolas Team)                    7h10m23,6

3º  Jerry Bettencourt   (Individual)                            7h30m53,9
 

1º  Ana Oliveira           (Individual)                            9h03m03,3

2º  Paula Pita              (Porto de Mós)                     9h22m50,6

3º  Margarida Pereira (Gonçalo Velho)                   9h34m26,9

 
Vencedores por escalão:

Seniores M - Arsénio Santos;

M40-Jerry Bettencourt;

M45-Roberto Vieira;

M50-Luís Rodrigues;

M55-Paul Furk.

Seniores F - Ana Oliveira;

F40 - Paula Pita;

F45 - Margarida Pereira.


Pódio 30 kms

1º  Vitor Braga             (Operário Lagoa)        3h45m51,3

2º  Mário Firmino         (Dolce Furadouro)      3h52m57,5

3º  Pedro Costa          (CP São Pedro)          3h54m00,4

 

1º  Tânia Jorge           (Runners à Ventura)   4h51m03,1

2º  Zaida Cabeceira   (Individual)                    4h56m07,3

3º  Alexandra Vieira    (NSIT-Terceira)           5h24m58,6

 
Vencedores por escalão:

Seniores M -Vitor Braga;

M40 - Carlos Costa;

M45-Nuno Janela;

M50 - Rogério Aguiar;

M55 - João Valadão;

M60 -Paulo Mendonça.

Seniores F- Zaida Cabeceira;

F40-Tânia Jorge;

F45-Paula Chaves;

F50-Alexandra Vieira;

F55-Maria Andrade.

 

Consulte os resultados completos AQUI.

Fotos: Azores Bravos Trail

Notícias relacionadas:

- Falta uma semana para o Azores Bravos Trail

Cátia Mogo
Partilhar