Triatlo
Quero fazer triatlo. Qual o equipamento que devo adquirir?
04 fevereiro 2020
5 min
O triatlo integra três modalidades, pelo que é necessário adquirir três equipamentos. Ou talvez não. Veja aqui o que é (in)dispensável para começar a praticar.

Isabel Pinto da Costa | Federação de Triatlo de Portugal

 

Há material de treino e material de prova, há equipamento que é obrigatório ter, mas outro nem por isso. Ora veja:

 

Obrigatório

Óculos natação:

São indispensáveis para a natação quer em águas abertas, quer nos treinos na piscina.

 

Touca de natação:

Permite não só identificar os atletas dentro de água como também ajuda a proteger das águas mais frias.

Fato de banho:

Em caso de não usar fato de neoprene, terá de usar fato de banho ou fato de competição (pode usar umas vezes em treino para ver como se sente).

 

Capacete:

É um acessório obrigatório tanto em treino como em competição. De valor acessível e imprescindível para a sua segurança.

Bicicleta:

Terá de experimentar com a sua ou pedir emprestada. O tipo de bicicleta depende se treina em estrada ou em trilhos. A bicicleta dos trilhos (BTT) pode ser usada em estrada, mas o contrário já não pode acontecer.

 

Sapatilhas:

Pode usar as mesmas para correr e andar de bicicleta e, neste caso, os pedais da bicicleta serão de plataforma. Se pretende adquirir sapatos próprios de ciclismo, saiba que estes ficam presos aos pedais de encaixe pelos cleats, mas esta situação requer treino e habituação.

 

Opcional

Fato de Neoprene:

Não é obrigatório, excepto se for competir em águas abertas.

 

Fato de competição (trisuit):

Pode ser um fato completo ou pode ser dividido em calções e top. É feito de material deslizante que lhe permite melhorar o rendimento dentro de água. Está desenhado para proporcionar conforto dentro de água, em cima da bicicleta e na corrida (serve para os três segmentos). Pode adquirir depois de tomar a decisão de se tornar triatleta.

 

Sapatos de ciclismo:

Não é um equipamento obrigatório, mas permite melhorar o rendimento na bicicleta. Requer habituação, por isso só deve competir com eles quando estiver habituado a usá-los.

 

Sapatos de corrida:

Não é obrigatório que sejam mesmo de corrida, mas são aconselháveis para correr melhor.

 

Existem lojas e grandes cadeias desportivas onde encontra material de triatlo com qualidade a um preço acessível. Experimente e vá evoluindo na aquisição de material. A bicicleta é o equipamento mais caro. Pode iniciar o triatlo investindo numa bicicleta com um preço mais acessível e mais tarde fará a sua decisão de adquirir modelos mais caros e especializados na modalidade.

 

DICA

Pode levar ou não sapatos próprios de ciclismo, mas uma coisa é certa, tal como noutra modalidade, nunca estreie material no dia da prova.

 

Power Man Portugal

dia 16 de fevereiro! – Mafra, Lisboa

Não é triatlo, mas é duatlo, uma excelente modalidade para quem pretende começar e não tem experiência em natação.

 

A primeira edição do Powerman Portugal vai acontecer no nosso país no dia 16 de Fevereiro em Mafra. O evento assume um formato do Powerman Média Distância: Corrida 10 km – Bicicleta 60 km – Corrida 10 km, sendo também possível participar no Powerman sprint – Corrida 5 km – Bicicleta 30 km – Corrida 5 km - individualmente ou no formato de estafetas.

Os atletas poderão contar com uma corrida com algumas subidas e um ciclismo com bastante exigência física onde desfrutarão do ambiente revigorante da montanha, respirando o ar puro da natureza.

A Powerman tem um sistema de classificação de grupos por idade: nas provas da Powerman, os atletas podem qualificar-se para o Duatlo de Média Distância do Campeonato Europeu da Alsdorf ETU Powerman 2020, que se realiza dia 19 de Abril, e para o Campeonato Mundial Viborg ITU Powerman 2020 que tem data marcada para 16 de Maio.

Haverá também a habitual prova do Powerkids, uma competição com distâncias mais curtas dirigidas a crianças e jovens.

 

Sobre o local da prova:

Mafra é uma encantadora e histórica vila que se encontra a uma distância de 30 minutos de carro de Lisboa e a cerca de 10 minutos de praias espectaculares. A partida, meta e área de transição terão lugar na praça em frente ao Palácio Real de Mafra, local privilegiado e icónico da vila. Este monumento único, classificado como Monumento Nacional em 1910, foi declarado Património Mundial da UNESCO a 7 de Julho de 2019.

Para mais informações: geral@powermanportugal.pt | www.federacao-triatlo.pt

 

Inscrições: www.powermanportugal.pt   Site internacional: www.powerman.org

Partilhar