Triatlo

Triatlo: final da série mundial já não se realiza em 2020

27 abril 2020
2 min
A sétima e final etapa da Série Mundial de Triatlo foi adiada ainda sem data definida, mas com a certeza de que a prova não se realizará em 2020.

A final da Série Mundial de Triatlo, que teria lugar entre 17 a 23 de Agosto em Edmonton, no Canadá, foi adiada e já não se realizará durante 2020. A decisão chegou depois das seis etapas anteriores – Abu Dhabi, Bermuda, Yokohama, Leed, Montreal e Hamburgo – também já terem sido prorrogadas.

A decisão dos organizadores – União Internacional de Triatlo (ITU) e Triathlon Canadá– surgiu na sequência da directiva da direcção médica de saúde de Alberta, Canadá, e teve em perspectiva a saúde e segurança dos atletas como principal prioridade. Neste momento, as restrições aos eventos em massa naquele país proíbem reuniões de mais de 15 pessoas, sendo que nos grupos menos numerosos é exigido que se mantenha uma distância de pelo menos dois metros entre cada membro.

“Compartilhamos a profunda decepção por este evento não poder decorrer como tínhamos planeado, apesar de todos os esforços das partes envolvidas, porém entendemos perfeitamente que a actual situação vivida a nível global devido à Covid-19 torne impossível a sua concretização”, referiu a organização.

“Estamos a trabalhar conjuntamente com o Comité Organizador de Edmonton, a cidade de Edmonton e todas as partes interessadas com o intuito de encontrar novas opções para que o evento possa decorrer no futuro, quando for seguro realizá-lo”, revelou a ITU no seu site, onde adiantou ainda que está a tentar, juntamente com World Triathlon Series e as federações nacionais, reagendar alguns eventos para o final do corrente ano para que os atletas possam competir o mais rápido possível, sempre e apenas quando for e seguro retomar as actividades, o que remete para uma situação de incerteza.

Enquanto isso, todos os rankings mundiais, de qualificação olímpica e paralímpica permanecem suspensos.

Partilhar