Triatlo

Quer fazer um primeiro triatlo?

11 maio 2020
1 min
Embora neste momento ainda não tenham sido retomadas as provas, se está a pensar aventurar-se na modalidade ou se tem curiosidade sobre a mesma, este artigo é para si. Aprofunde os seus conhecimentos e conheça duas situações em que o triatlo é mesmo para todos na RUNNING Magazine #35.

Foto: Clarisse Henriques

Uma só modalidade, três segmentos sem paragens de cronómetro, começando pela natação, passando pelo ciclismo (em estrada ou BTT) e terminando na corrida (estrada ou trail). Estas são as ‘modalidades’ que compõem um triatlo. Mas, então, por onde começar? Onde podemos participar na nossa primeira prova?

Para aqueles que querem aventurar-se pela primeira vez na modalidade, são sugeridas duas provas – que são mesmo para todos: o My Triathlon Experience, que este ano se deveria realizar em quatro locais diferentes do país e teve a sua primeira edição em 2018, e o emblemático Triatlo de Oeiras, que conta na sua história já com mais de 30 edições, e que tem vindo, em cada uma delas, a conquistar cada vez mais participantes.

A primeira, apesar de também nela participarem atletas mais experientes, é uma prova completamente descontraída, com distância curtas e acessíveis e onde todas as bicicletas são permitidas, inclusive as carismáticas pasteleiras.

Já a segunda inclui duas provas abertas, com diferentes níveis de dificuldade, e possibilita a realização de apenas um ou dois segmentos, participando na prova por estafetas, ou seja, cada elemento pode apenas realizar natação, corrida ou ciclismo.

Leia o artigo completo da autoria de Isabel Pinto da Costa, da Federação Portuguesa de Triatlo, na mais recente edição da RUNNING Magazine.

Partilhar