Triatlo

Competições de Triatlo regressam em Julho

17 junho 2020
4 min
Ainda a 28 de Junho e 12 de Julho serão realizadas duas iniciativas não competitivas que visam testar as condições de treino, a participação dos triatletas e as medidas implementadas.

Tal como aconteceu com as restantes modalidades desportivas, todas as provas do calendário nacional de Triatlo ficaram suspensas em meados do mês de Março, aquando do despoletar da Covid-19 em território europeu.

Em consequência do levantamento do desconfinamento e da retoma da actividade federativa da Federação de Triatlo de Portugal (FTP), bem como a reabertura das respectivas instalações, a entidade vem agora anunciar o regresso das competições durante a segunda quinzena de Julho, que se prolongarão até ao dia 29 de Novembro, data da última Taça de Portugal que encerrará a época.

Este é um calendário que se apresenta muito completo, apesar de condensado no tempo, já que a federação, ao albergar vários tipos de atletas diferentes, “pretendeu, essencialmente, que todos voltem a introduzir o factor competitivo nas suas realidades”, tal como sublinha Vasco Rodrigues, presidente da FTP.

Porém, e como não podia deixar de ser, a realização das provas acarretam algumas condicionantes,entre as quais o facto dos eventos serem exclusivamente direccionados à participação de atletas federados e de não haver Campeonato Nacional Jovem – será substituído por dois Encontros Nacionais para dinamizar a modalidade. Quanto aos Circuitos Regionais, serão dinamizados a partir do mês de Julho.

Além de tudo isto, e derivado da incerteza a que a pandemia já nos habituou, Vasco Rodrigues alerta que este é um calendário permanentemente sujeito a confirmação: “Só as provas até Julho são certas, as restantes carecem de ser confirmadas até 30 dias antes, pois estamos sempre dependentes da evolução da situação e das indicações do Governo e da Direcção-Geral da Saúde”.

Ainda com o intuito de retomar a actividade em total segurança a entidade máxima do Triatlo a nível elaborou um documento orientador que se encontra em fase de aprovação junto do Instituto Português do Desporto e Juventude, onde estão listadas as medidas a aplicar durante as provas.

De notar que ainda a 28 de Junho e 12 de Julho se vão realizar dois eventos não competitivos à porta fechada nas instalações do Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, onde se vão testar as condições de treino, a participação dos triatletas e a organização de um evento dentro de um ambiente mais controlado. “Estes dois evenos têm uma limitação de 20 pessoas por prova e um total de 200 aletas por evento, o que significa que estamos a prever 10 partidas para a prova de 28 deJjunho e, mediante a participação, vamos decidir como fazer para o dia 12 de Julho. Posteriormente, mediante as resoluções da DGS e do Conselho de Ministros, vamos desenhar o figurino das provas de Setembro”, revela Vasco Rodrigues, justificando ainda: “O Triatlo é uma modalidade muito maleável e conseguimos ir encontrando formas de participar, com modelos de contrarrelógio, de partidas faseadas, com várias fases de transição, etc, mas temos facilidade em garantir a organização de provas. O que terá de ser mais testado é um modelo competitivo mais fechado ou aberto”.

O presidente da FTP deixa ainda um alerta para que tudo possa correr dentro do planeado: “O mais relevante é a atitude individual de cada um, tudo o resto apenas serve para minimizar problemas. Há que ter a preocupação individual de garantir as questões de higiene e segurança e ter cuidado com os contactos interpessoais”.

 O calendário competitivo de 2020 incluirá:

  • 2 Triatlos Standard;
  • 2/3 Triatlos Sprint;
  • 1 Triatlo Super-Sprint com apuramentos e finais;
  • 2 Triatlos por Equipas (Estafetas Super Sprint e estafetas mistas Super Sprint);
  • 1 Triatlo Cross;
  • 1 Triatlo de Média Distância;
  • 3 Duatlos Sprint;
  • 1 Duatlo por Equipas (Estafetas Super Sprint);
  • 1 Duatlo em Contrarrelógio Individual (Sprint);
  • 1 Duatlo de Média Distância;
  • 3 Duatlos Cross;
  • 1 Aquatlo Sprint;
  • 4 Swimrun;
  • 3 Eventos Jovem.

Pode consultar aqui o calendário completo de provas para a época.

Partilhar