Outras modalidades
FPA divulga selecção nacional para o Campeonato do Mundo de Montanha
05 novembro 2019
2 min
Será na Patagónia, Argentina, que se irão conhecer os novos campeões do mundo de montanha. A equipa nacional foi divulgada hoje e incluirá quatro elementos.

Foto: DR/WMRA

A Província de Neuquen, na Patagónia, Argentina, acolhe, nos dias 15 e 16 de Novembro os World Mountain Running Championships e os World Long Distance Mountain Running Championships, provas sob a égide da International Association of Athletics Federations (IAAF), numa organização da World Mountain Running Association (WMRA). Portugal estará representado nos World Mountain Running Championships com uma selecção de quatro elementos, conforme divulgado hoje pela Federação Portuguesa de Atletismo: Rui Muga (CA Mogadouro), Paulo Macedo (ADR Águas de Pena), Carlos Lopes (CA Mogadouro), Vítor Barbosa (GDC Castelo de Paiva). 

Os campeões do mundo de montanha serão, pois, apurados num percurso de 14 km, com 754 metros de desnível positivo, com início nas ruas de Villa La Angostura. Os atletas seguem depois para Norte, por um trilho que os levará até a floresta. Os primeiros 2,5 km são bastante planos, mas depois o percurso torna-se íngreme e técnico, para depois começar a descer por uma secção bastante técnica também, passando pela Cascata Incayal, terminando numa parte novamente plana até à linha de meta.

O evento também inclui a prova que irá apoiar os campeões juniores, num percurso de 6,6 km com 393 metros de desnível positivo. Portugal não estará representado neste escalão, do mesmo modo que não terá participação no World Long Distance Mountain Running Championships, que se disputa num percurso de 41,5 km com 2184 metros de desnível positivo.

O evento irá reunir 450 atletas de 42 nacionalidades nesta que é a sua 35.ª edição. A WMRA já anunciou também que os próximos campeonatos terão lugar em Haría, Espanha, com proposta de data de 23 a 25 de Outubro.

Partilhar