Outras modalidades
Swimrun 2020 arranca nos Açores em Março
26 fevereiro 2020
4 min
A época 2020 de Swimrun em Portugal irá arrancar com o Azores Islands a 8 de Março. Tendo em mente esta primeira prova vai realizar-se no sábado (29 Fevereiro) um treino no Portinho da Arrábida. Confira também os novos locais e distâncias.

Foto: Swimrun Portugal

São um total de seis eventos que compõem o Circuito Nacional de Swimrun de 2020. Uma vez que será a estreia da modalidade em território açoriano, será o Azores Islands Swimrun a marcar o arranque da época já no próximo dia 8 de Março.

A prova realizar-se-á na ilha de São Miguel, conhecida pelas suas belezas naturais. O percurso terá como principal atracção a saída do Ilhéu de Vila Franca do Campo, a passagem nas praias da Pedreira e Água d'Alto assim como a descoberta dos trilhos circundantes, entre eles a rota das quatro fábricas da luz.

Uma vez que este tipo de provas requer uma boa preparação física, no próximo sábado, 29 Fevereiro, a organização irá realizar o primeiro treino de Swimrun, no Portinho da Arrábida, tendo em mente esta primeira etapa.

Esta é a primeira edição do evento nos Açores, que conta com a organização do Clube Açoriano de Todo o Terreno e Turismo (CATTT), em conjunto com a Associação Swimrun Portugal (ASRP) e com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e do Governo dos Açores.

A prova possui duas distâncias: standart 20km (SR PT Series) e sprint 11km (formato individual). Se quiser participar poderá realizar a sua inscrição até 2 de Março.

Depois segue-se no dia 26 de Abril a 3.ª edição do Zêzere Swimrun, que terá inicio no Miradouro do Cristo Rei, um local único a norte do concelho de Abrantes, e seguirá os contornos ondulantes da Grande Rota do Zêzere em trilhos desafiantes, circundando as áreas das Aldeias das Fontes e do Souto com as suas vistas de cortar a respiração sobre a Barragem de Castelo de Bode. A chegada será no mesmo local das edições anteriores, na Praia Fluvial da Aldeia do Mato.

Há duas distâncias disponíveis: a standart 31 km (SR PT Series) e a Sprint 15km (formato individual).

Já no dia 17 de Maio o circuito viaja até às terras alentejanas, mais precisamente à 3.ª edição do Monsaraz Swimrun, que irá ter mais desafios à mistura. Este ano, o grau de dificuldade do percurso será mais elevado, desafiando todos os participantes a percorrerem alguns dos trilhos exigentes junto ao Castelo de Monsaraz até à Herdade do Xerez, a descobrirem os recantos das margens do Grande Lago, somente acessíveis em modo swimrun, até às áreas mais distantes do Campinho e Albardeiros. Uma vez mais, o ponto de partida e chegada desta jornada será na Praia Fluvial de Monsaraz.​

O Monsaraz Swimrun será também uma etapa pontuável para o Circuito Head Swimrun Series de Espanha. As distâncias disponíveis são a standart 25km (SR PT Series) e a sprint 11km (formato individual)

O Circuito Nacional Swimrun já conta com duas edições realizadas em território luso e agora pela primeira vez foi integrada uma etapa no Norte de Portugal, a Tâmega Swimrun (Entre-os-Rios), que irá acontecer no dia 7 de Junho (Campeonato Nacional).

As últimas duas provas a serem disputadas serão a Madeira Swimrun (Machico) a 10 de Outubro e a Arrábida Swimrun (Setúbal) a 25 de Outubro.

Em todos os eventos estão disponíveis as distâncias Sprint (+ -10/15 km) e Standard (+ -25/30 km). A participação poderá ser em equipa (a contar para a classificação do Circuito Nacional Swimrun) ou em formato individual nos formatos Sprint (exclusivo individual) e Standard. Isto significa que qualquer pessoa pode participar em cada uma das provas.

Para facilitar ainda mais a experiência nos eventos Swimrun, a organização referiu num comunicado que conta “mais uma vez com o apoio da Head Swimming, que disponibilizará novos modelos de fatos de neoprene para alugar em todos os eventos.”

 

Pode consultar mais informações sobre cada uma das provas aqui.

 

Partilhar