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Mirtilo: O poder do anti-oxidante
17 março 2020
3 min
Perante a situação particular que vivemos, urge cuidarmos de nós e dos que nos são próximos, nomeadamente através de uma alimentação que ajude a reforçar o nosso sistema imunitário. O artigo da Nutricionista Salomé Borregana, dá a conhecer os inúmeros benefícios deste superalimento que é o mirtilo.

 

O mirtilo é um fruto pequeno de cor azulada originário da América do Norte, também conhecido por arando ou uva-do-monte. Esta baga é reconhecida pelo seu elevado valor nutritivo e é, há muito, utilizada com fins medicinais.

Nutricionalmente é um fruto com quantidades apreciáveis de fibra e vitamina A, C e K. É considerado um dos frutos mais ricos em anti-oxidantes – compostos naturais que protegem o corpo contra os radicais livres. Os anti-oxidantes tornam-se especialmente importantes na prevenção de problemas de saúde relacionados com a idade e em casos de aumento das suas necessidades.

Os mirtilos são bagas especialmente ricas em antocianinas, flavonóides – responsáveis pela cor intensa azulada e pelo elevado conteúdo anti-oxidante, capaz de neutralizar os radicais livres que prejudicam o nosso sistema imunitário e que conduzem a doenças degenerativas.

A importância dos radicais livres

Os radicais livres representam agentes que têm a capacidade de interagir com células do organismo originando alterações severas e até mesmo perda de viabilidade celular, contribuindo desta forma para o processo de envelhecimento.

O exercício extenuante, por exemplo, parece contribuir para uma maior produção de radicais livres. Alguns compostos anti-oxidantes podem ajudar a aumentar a tolerância ao treino intenso, reduzindo os danos oxidativos.

Benefícios para a visão e para o sistema vascular

Durante décadas, investigadores na Europa têm associado a capacidade dos mirtilos nas doenças oculares. Durante a II Guerra Mundial, investigadores franceses estudaram os efeitos do extracto de mirtilo em pilotos da Royal Air Force e descobriram que o mirtilo ajudava a melhorar a acuidade visual nocturna, a adaptação à escuridão e a recuperação após exposição ao brilho intenso.

O extracto de mirtilo tem ainda sido estudado na insuficiência venosa, nomeadamente na promoção de uma boa circulação sanguínea dos microvasos e na manutenção da integridade vascular.

Como consumi-los?

Embora a forma de consumo mais frequente ocorra no seu estado natural, é ainda frequente a sua utilização com outras frutas, iogurtes, aveia, saladas, gelados, panquecas, sobremesas, ou em forma de batido, smothies e sumos de fruta. Uma sugestão interessante e menos divulgada é a opção de congelá-los de forma a transformá-los em deliciosos e frescos snacks.

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Outros alimentos anti-oxidantes

Uvas e suas sementes

Fonte conhecida de anti-oxidantes que constituem uma defesa contra radicais livres e promovem a manutenção dos vasos sanguíneos e respectiva integridade.

Chá verde

Substância natural com uma história de consumo muito antiga, poderoso anti-oxidante benéfico para a saúde.

Bagas goji

Fonte de carotenoides, vitamina C e proteoglicanos (compostos que demonstram uma actividade química interessante no contexto de doenças relacionadas com a idade).

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