Outras modalidades

É oficial: Jogos Olímpicos adiados para 2021

24 março 2020
2 min
Após a relutância demonstrada pelo Comité Olímpico Internacional (COI), a decisão já esperada de adiamento da competição foi anunciada hoje. Este é um momento inédito, pois durante toda a sua história o evento apenas foi adiado durante as duas guerras mundiais.

Uma decisão inédita mas, ao que tudo indica, a única possível. Numa altura em que a propagação do novo coronavírus afecta todo o mundo, e segue com incidência particularmente grave sobre a Europa, o Japão e o Comité Olímpico Internacional chegaram finalmente a acordo sobre o adiamento do evento, que devia ter início a 24 de Julho, em Tóquio.

Quem o anunciou foi Shinzo Abe, primeiro-ministro japonês, depois da esperada reunião por videoconferência com Thomas Bach, líder do COI. Sem data concreta ainda anunciada, é sabido que a maior competição desportiva global deverá acontecer no próximo ano, nunca depois do Verão.

“Nas circunstâncias actuais e com base nas informações apresentadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos Olímpicos de Tóquio devem ser reagendados para depois de 2020 e serem disputados no mais tardar até ao Verão de 2021, com o objectivo de preservar a saúde dos atletas e de todos os envolvidos, bem como da comunidade internacional. A chama olímpica continuará no Japão como sinal de esperança ao fundo do túnel”, anunciaram os dois responsáveis em comunicado.

A pressão das organizações de saúde, atletas e respectivas federações entre muitos outros organismos, vinha a conhecer um movimento crescente nos últimos dias. Ainda assim, Thomas Bach tinha assegurado há cerca de uma semana que era precoce adiar os Jogos Olímpicos.

O presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Jorge Vieira afirmou que esta é “uma boa decisão, embora atrasada. Já deveria ter sido tomada há uns dias, mas é a medida mais justa para toda a comunidade desportiva”.

Na sequência desta decisão, também os Jogos Paralímpicos, agendados para o período compreendido entre os dias 25 de Agosto de 6 de Setembro, são adiados.

Partilhar