Outras modalidades
Auriol Dongmo autorizada a competir por Portugal
30 março 2020
1 min
A lançadora de peso foi autorizada pela World Athletics (WA) a entrar nas grandes competições por Portugal a partir de Julho de 2020.

Foto: Federação Portuguesa de Atletismo

Actual recordista em território nacional, a atleta de origem camaronesa, que adquiriu a nacionalidade portuguesa em Outubro de 2019, foi autorizada pela World Athletics (WA) – a federação internacional de atletismo – a competir por Portugal a partir do próximo dia 26 de Julho.

“Estou muito contente com a decisão que há muito esperava, pois esta é a grande oportunidade que tenho para representar esta bandeira e este país”, confessa.

Esta época, já com a nacionalidade portuguesa, a atleta que representa o Sporting bateu várias vezes o recorde nacional estabelecendo-o em 18,37, quando se sagrou campeã de Portugal em pista coberta, em Pombal. Esta marca veio igualar o seu melhor valor de sempre, conquistado em 2017.

Apesar da pandemia ter limitado, ao que tudo indicava, uma época que seria “em grande”, Auriol tem seguido o exemplo de vários atletas ao continuar a treinar em casa: “O meu treinador arranjou-me barras, pesos, e tenho estado a treinar em casa", afirmou.

Auriol Dongmo é uma das três portuguesas com marca de qualificação para a prova de lançamento do peso dos Europeus de Paris 2020, competição prevista para o final do mês de Agosto e que ainda não foi adiada ou cancelada.

Antes de chegar a Portugal, a lançadora, actualmente com 29 anos, brilhou também em África, ao sagrar-se duas vezes campeã daquele continente em 2014 e 2016, e conquistar as medalhas de ouro nos Jogos Africanos de 2011 e 2015, sendo ainda recordista nacional dos Camarões, com os mesmos 18,37 metros.

Partilhar