Outras modalidades

Mexa-se no Dia Mundial da Actividade Física

06 abril 2020
3 min
Para assinalar a data, o melhor que tem a fazer é mexer-se! Se já é adepto da prática de exercício regular, basta manter a rotina. Caso contrário, aproveite o dia para introduzir novos hábitos. Para isso damos-lhe a conhecer as iniciativas programadas para hoje.

Hoje, dia 6 de Abril, festeja-se o Dia Mundial da Actividade Física, e apesar de não ser novidade para ninguém os inúmeros benefícios do desporto para a saúde e qualidade de vida, certo é que, pela sua importância, nunca é demais relembrar.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde mais de um terço dos portugueses pratica actividade física de forma regular, mas é necessário continuar a aumentar estes números para  ganhar a luta contra o sedentarismo, um dos principais factores de risco de morte mundial.

Pois, como se sabe, o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, entre outras doenças crónicas. É ainda indubitável o papel da actividade física na obtenção de melhor qualidade do sono, gestão de stresse, ansiedade e ao nível emocional, sendo fundamental em contextos depressivos.

Embora este dia seja normalmente assinalado com a promoção de eventos públicos e sessões de actividade física ao ar livre, este ano a situação de pandemia impõe uma realidade diferente, mas nem isso é desculpa para ficar parado.

Desde actividades simples como subir escadas, passear o cão ou cuidar do jardim, que podem fazer a diferença, pode ainda correr na passadeira, dançar, acompanhar aulas através de vídeos ou aplicações, ou mesmo seguir a rotina de treinos dos seus atletas preferidos, partilhadas nas respectivas redes sociais. Enfim, as possibilidades são muitas.

Covid-19: Actividade Física – Isolamento Social

De modo a fazer face ao potencial sedentarismo que num período de isolamento social pode ter tendência a ganhar terreno, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) lançou um directório de actividades onde foram compilados uma série de conselhos e outras iniciativas fornecidas por entidades publicas especializadas, que se devem ter especialmente em conta durante o período muito particular que vivemos.

#SERATIVOEMCASA

Além disso, o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) preparou a iniciativa #SERATIVOEMCASA, no âmbito da qual propõe a partilha de vídeos e fotografias dos exercícios dos portugueses e a criação de um cordão humano virtual com aquela hastag.

Dia Mundial da Actividade Física Digital

O IPDJ juntou-se ainda à Associação Portuguesa do Desporto em Família (APDF), para a promoção na página de Facebook da organização de aulas e actividades para todas as condições físicas e gostos, que dura até às 23h00 de hoje.

‘Eu Faço’

Lisboa, enquanto Capital Europeia do Desporto 2021, não ficou de fora da iniciativa. No dia Mundial da Actividade Física o município da capital portuguesa disponibilizou três aulas – de Fitness Work, Yoga e Zumba. Pode revê-las na página de Youtube da autarquia.

 

Partilhar