Outras modalidades

Covid-19: Faça Kilómetros em Casa, por uma boa causa

14 abril 2020
3 min
A iniciativa visa angariar fundos para ajudar dois hospitais que se encontram na linha da frente de combate ao novo coronavírus.

Kilómetros em Casa é uma prova online solidária que vem colocar em evidência a vertente solidária do desporto e dos atletas, sempre dispostos a unir esforços em nome de causas maiores.

Foi precisamente com o objectivo de ajudar os hospitais, que neste momento encaram de frente o pesadelo da pandemia que se vive a nível mundial, que um grupo de amigos e apaixonados pela corrida e BTT, de Paços de Ferreira, que costuma organizar uma prova anual de atletismo, decidiu pôr mãos à obra e dar vida esta iniciativa.

Agendada para dia 19 de Abril, das 8h00 às 12h00, Kilómetros em Casa, desafia, como o próprio nome indica, os participantes a fazerem o maior número de quilómetros que consigam, sem saírem de casa – o que inclui, obviamente, jardim, terraço, piscina, varanda, ou outro espaço, desde que respeite as recomendações da Direcção-Geral da Saúde – incentivando, deste modo, a prática desportiva num momento de eventual maior sedentarismo.

No entanto, a prova solidária é inclusiva e não pretende deixar ninguém de fora, como reforça Alexandre Costa, um dos responsáveis pela iniciativa. “Qualquer pessoa pode participar, dentro do horário e modalidade que quiser, seja a caminhar, pedalar, correr ou remar, sendo permitida a utilização de equipamentos como passadeiras, remos, elípticas ou bicicletas. Queremos, acima de tudo, promover a comunhão e o convívio, e não a competição. Não há aqui vencidos, somos todos vencedores ao ajudar o sistema de saúde”.

O valor da inscrição é o donativo que cada pessoa quiser e puder dar, sendo que a meta é alcançar 30 mil euros. Importante ainda sublinhar que a quantia angariada reverte na sua totalidade para o Hospital de São João (Porto) e o Centro Hospitalar de Tâmega e Sousa (Penafiel), que se encontram na frente de batalha contra a Covid-19.

Para acompanhar a prova serão realizados streamings em directo com todos os participantes, que receberão um dorsal da prova.

Pela sua importância, foram muitas as caras conhecidas do público que se juntaram e apadrinharam a iniciativa, de destacar a campeã olímpica Fernanda Ribeiro, sendo que a prova também já conta com inscritos de países como o Canadá.

Como referido, Kilómetros em Casa decorre no dia 19, porém a plataforma permanece aberta até dia 24 do corrente mês, para não vedar a possibilidade de outras pessoas poderem contribuir.

Para se inscrever e efectuar o donativo, visite a página oficial do evento.

Para mais informações, consulte a página da Kilómetros em Casa no Facebook.

 

Partilhar