Outras modalidades
“Os treinos online vieram para ficar”
20 maio 2020
3 min
Apesar de terem estado em particular destaque durante a quarentena, o web trainer João Teixeira Matos é um exemplo de quem já tinha decidido apostar nesta vertente por defender que os treinos online são o futuro.

Com os ginásios fechados e os treinos no exterior limitados, os portugueses viram-se obrigados a reinventar as suas habituais formas de treino para continuar a praticar actividade física de forma regular.

E se as aulas online já eram uma constante, devido às aplicações de treinos e vídeos no Youtube e outras plataformas, o treino personalizado – através de personal trainer – praticado de forma remota foi a maior novidade apresentada. No entanto, apenas para alguns. Apesar de trabalhar em ginásios como personal trainer, João Matos é o exemplo de quem já há muito acredita e apostou nesta forma de treino. E porquê? O web trainer explica: “Treino há muitos anos como personal trainer e sempre pensei em dedicar-me às redes sociais e sinto-me muito bem a trabalhar desta forma. Além das aulas gravadas ou em directo, pois tenho um canal no Youtube, dou ainda aulas privadas”, explica o personal trainer sobre a versatilidade desta modalidade.

Além de confirmar o aumento de pedidos de alunos que teve nos últimos meses, e que relaciona com o facto de muitos terem visto no exercício físico um escape devido a esta situação difícil e fora do comum que vivemos originada pela pandemia mundial, João Matos acredita que o treino online não é uma moda passageira, mas sim uma alternativa ao treino presencial e que veio para ficar: “Decididamente treinar em casa veio mostrar-nos uma nova realidade. Treinar remotamente com personal trainer a partir do nosso lar ou outro ambiente escolhido por nós é mais fácil, pois logo à partida não há desculpas por não haver tempo para as deslocações, para não sair de casa ou para quem dizia não  conseguir ir antes ou depois do trabalho. O ambiente é familiar e a pessoa sente-se mais confortável, pois não tem de treinar em frente a várias outras pessoas. Esta facilidade, ajuda ainda a pessoa a criar hábitos e rotinas de treinos que de outro modo levaria mais tempo. É ainda mais fácil dar aulas fora dos horários dos ginásios, portanto existe mais flexibilidade”.

IMG_20200315_123227

Com uma experiência vasta enquanto personal trainer, João Matos já transformou a vida de muitas pessoas e confessa que dá muito valor aos casos de pessoas com determinadas patologias ou completamente sedentárias que tiveram força de vontade para mudar a sua vida. “O segredo para o sucesso dos meus atletas é que lhe faço um plano completamente adequado e realista. Às vezes é suficiente treinar duas vezes por semana e é preciso que as pessoas tenham essa noção, pois o que mais conta, a meu ver é a saúde e não tanto a vertente estética, sendo isso que realmente mais dou valor”.

João Matos é ainda percursor do Desafio dos 21 dias, que consiste na ideia de que se alguém fizer exercício regular durante esse período mais facilmente vai conseguir manter essa rotina para o resto da vida.

Saiba mais na página de Facebook e Instagram do web trainer.

Partilhar