27 dezembro 2019
Asics Gel-Kayano 26: um clássico renovado

Há sapatos assim, que pouco precisam de ser melhorados. É o caso do Gel-Kayano, um dos modelos de maior sucesso da Asics, que nesta geração 26, além, de algumas melhorias cirúrgicas, corrige também algumas inovações introduzidas nas duas versões anteriores, nomeadamente ao nível do gel ao qual deve o nome. Este está de novo muito visível na sola e é outra vez bastante mais sentido durante a corrida, porque afinal é devido a esta tecnologia que este modelo se tornou tão icónico.

Apesar de criado para atletas com algum tipo de pronação, mesmo que mínima, os Gel-Kayano 26 podem ser usados por qualquer tipo de corredor, como testámos intensamente nestas últimas semanas. A primeira sensação, ao calçá-los foi de uma certa “dureza”, de pouca maleabilidade, mas que imediatamente desfeita mal se dão os primeiros passos em ritmo de corrida.

Para que não haja dúvidas, estes são uns sapatos que tem como característica principal a estabilidade e a flexibilidade da entressola, também ela, segundo a marca, bastante melhorada, só se começa a sentir, efetivamente, durante a corrida. Um novo estabilizador externo, na zona do calcanhar, ajuda a melhorar a aderência do tornozelo ao sapato e muito embora tal possa causar alguma estranheza, especialmente para quem esteja habituado a usar outro tipo de modelos, digamos, mais leves e minimalistas, passados alguns quilómetros o que fica é a sensação do pé estar não só protegido como bastante confortável.

Trata-se, portanto, de um sapato estável e confortável, a que se pode acrescentar outras duas características bastante importantes, tento em conta o elevado preço deste modelo: robustez e durabilidade. Tudo isto faz dos Gel-Kayano 26 uns muito fiáveis companheiros para todo o tipo de corredores e para todo o tipo de distâncias, inclusive maratonas. E apesar de durante de nestas últimas semanas apenas terem sido testados em treinos curtos e provas de 10 km, não irão faltar oportunidades para os experimentar em distâncias mais longas, porque quando nos habituamos a um sapato destes dificilmente voltemos a outro.

 

Asics Gel-Kayano 26

Peso: 315 gramas

Drop: 10 mm

Tipo de passada: pronadora

Preço: 180 euros

Agenda
Agenda
Must haveNovos produtos
Subscrever newsletter RUNning
Inscreva-se para receber novidades acerca dos nossos artigos e notícias, diretamente no e-mail
Parceiros