02 outubro 2019
Dois modelos (quase) perfeitos

RUNning pôs à prova os dois novíssimos modelos para estrada da Kalenji – o Kiprun KD Light e o Kiprun KS Light – e ficou rendida. A marca, conhecida por levar em consideração a opinião dos clientes na melhoria dos seus produtos, desta vez, provou que está mesmo atenta. Ficaram muito poucas arestas por limar e a perfeição está, na nossa opinião, ao alcance de um pequeno detalhe.

Dinis Cartas | 4 em 5

A corrida faz parte da minha vida profissional, que inclui três horas de exercício físico por dia, nas quais se inclui correr. Nos últimos dois meses tive como companheiras as sapatilhas Kiprun KD Light, o último modelo da Kalenji para quem corre três a seis vezes por semana com uma média de 10/12 km por hora. Foram quase 500 km, considerando uma média de 14 km/hora, havendo dias em que o treino de corrida demorou mais do que uma hora, num máximo de 25 km por sessão de treino. Tendo em conta que a maioria dos treinos era para “somar quilómetros” e retirar tempo, o que se queria era amortecimento e impulsão e as sapatilhas responderam muito bem a esse nível, mas também a outros.

Com 256 gramas no número 43, este modelo é 9% mais leve do que o Kiprun Fast, o modelo apresentado pela marca no ano passado e que também testei. Depois, além do amortecimento, o conforto e a suavidade continuam connosco à medida que avançamos no número de quilómetros. O conforto foi também um aspecto de melhoria sentido, tal como a maior aderência, agora irrepreensível tanto em piso seco como molhado, mesmo nas transições rápidas.

Quanto aos aspectos a melhorar, durante o teste houve momentos em que molhei as sapatilhas e o tempo de secagem foi superior ao pretendido. O outro aspecto trata-se do novo rebordo introduzido na parte traseira com o objectivo de melhorar o apoio do calcanhar. Senti que impedia a união perfeita entre a sapatilha e o pé na zona do tornozelo, permitindo a entrada de areia e pedras.

Kiprun-KD-Light

Kalenji KIPRUN KD LIGHT

Peso: 256 gramas no tamanho 43

Drop: 8 mm

Tipo de passada: Todas

PVP: 79,00€

Miguel Judas | 4 em 5

É apresentado como um dos modelos mais leves e completos da Kalenji, que, segundo a marca, se mantém estável e confortável tanto em provas de 10 km como na maratona. Nada melhor, portanto, do que sair para o terreno – até porque foi preciso treinar para a Ultra Maratona Melides-Tróia, numa primeira experiência em areia – para aí verificar se o marketing se comprova na vida real. Ao longo das últimas semanas, testei os novos Kiprun KS Light em diversos tipos de terreno e em diferentes distâncias e a opinião não podia ser mais favorável, mas vamos por partes.

No que à leveza diz respeito, não há muito a acrescentar, a não ser confirmá-la. É algo que se sente mal se colocam nos pés, graças aos apenas 290 gramas (no tamanho 42). Já o amortecimento, é uma das características que mais se destaca mal se começa a correr. Segundo a informação disponibilizada, tal deve-se a duas tecnologias próprias concebidas pela Kalenji: o K-Ring (um anel situado ao nível do calcanhar para optimizar o amortecimento e dispersar a onda de impacto) e a Kalensole, uma espuma que “melhora o amortecimento e o retorno de energia, com uma durabilidade de 1000 km por comparação com a espuma clássica”.

Outro dos pontos em que estes sapatos passaram com total distinção foi o da aderência. Testados tanto em alcatrão (seco e molhado), como em estradão, gravilha ou cimento – apenas faltou a pista –, em nenhuma ocasião falharam, facto para o qual contribuirá a nova sola, “desenvolvida como um pneu de automóvel”. Mas para um modelo que se pretende ser para correr durante muito tempo, o item mais importante será mesmo o do conforto e também neste aspeto (quase) não há falhas. O parêntesis tem apenas a ver com a zona junto ao tornozelo, que se assemelha a uma espécie de meia, mas que não se ajusta do modo que seria esperado, abrindo quando se dá o impulso para uma nova passada. Nada que nos tire a certeza de que estes Kiprun KS Light estão à altura dos modelos topo de gama das grandes marcas, com a vantagem de custarem muito menos.

Kiprun-KS-Light

Kalenji Kiprun KS Light

Peso: 290 gramas no tamanho 42

Drop: 10 mm

Tipo de passada: Todas

PVP: 79,00€

Agenda
Agenda
Must haveNovos produtos
Subscrever newsletter RUNning
Inscreva-se para receber novidades acerca dos nossos artigos e notícias, diretamente no e-mail
Parceiros